quinta-feira, 18 de julho de 2013

Palavras de nosso Pastor

No mês passado iniciei a reflexão sobre o CREDO com o primeiro artigo: Creio em Deus Pai, criador do céu e da terra. Neste mês convido a vocês a refletir comigo sobre a outra fundamental verdade da fé cristã: Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor!

Crer é bem mais do que achar que algo ou alguém existe. Crer é acolher a palavra e aquele quem diz a palavra. Crer é considerar que uma afirmação seja verdade que compromete. Crer, de forma cristã, é o princípio de seguir Jesus Cristo. A fé cristã sustenta o seguimento e faz seguir com uma disposição crescente. Crer em Jesus Cristo só é possível considerando verdade o que os textos dos evangelistas e apóstolos sobre Ele falam. No entanto, estes textos nos foram traditos através da Igreja. Ela é a guardiã e a intérprete dos livros do Novo Testamento.


Crer em Jesus Cristo é muito mais do que acreditar que ele viveu na Palestina, sendo um hebreu da região da Galileia etc. Cremos que a pessoa de Jesus Cristo tem uma relação única e, de certa forma, irrepetivel com Deus. Para expressar esta relação entre Deus e Jesus, usamos um termo bem conhecido entre as pessoas humanas: Pai – Filho. Do outro lado existe certa dificuldade para usar esta expressão, que supõe um elemento masculino e um feminino. Ora, Deus não é homem nem mulher, mas plenitude do ser. S. João, no prólogo do seu Evangelho fala primeiramente em Palavra (1,1) e depois em Filho Único (1,14). - Sentimos como esta relação entre Jesus e seu Pai é misteriosa? Por isso, somente por uma fé orante e praticante podemos nos aproximar dele.

Quem nos fala nestas coisas são os Evangelhos e as cartas dos Apóstolos e, posteriormente, outros escritos de homens e mulheres da Igreja. Afinal das contas, a Revelação, ou melhor, a compreensão dela não pára. Jesus já advertia: “Muitas coisas ainda tenho a dizer-vos, mas não as podeis suportar agora. Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, Ele vos ensinará toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá o que ouvir, e vos ensinará as coisas que virão.” (Jo 16, 12.13)   

Os autores dos escritos do Novo Testamento falam em Jesus Cristo como O SENHOR. Ora, este título só se usava para designar o próprio Deus. (Não se pode comparar com o uso da palavra ‘Senhor’ hoje.) Páscoa fez os apóstolos experimentarem que Jesus não apenas estava vivo, mas era e é ‘O VIVENTE’ e que a morte não tinha mais poder sobre ele. Pentecostes iniciou outra etapa no conhecimento do mistério de Cristo. Rapidamente os discípulos se convenceram que em Jesus habitava a plenitude divina (Col 1,19). S. Pedro dirá em sua pregação de Pentecostes: “ Que toda a casa de Israel saiba, portanto, com a maior certeza de que este Jesus, que vós crucificastes, Deus o constituiu SENHOR E CRISTO.” (At 2,36) Crer em Jesus Cristo é crer a partir das Sagradas Escrituras e com a Igreja. É crer no coração e professar com a boca: Jesus Cristo, o Filho único do Pai, é O Senhor. E graças a Ele fomos feitos filhos adotivos de Deus.  

0 comentários:

Postar um comentário