segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Pelas Barrancas do Rio Madeira


Nos dias de 31/07 a 06/08/12, a Equipe Missionária do Beiradão,  coordenada por Ir. Iandra J. Conrado - IFAP, Rodrigo Martins,  estagiário de Pastoral, juntamente com os dois barqueiros estivemos visitando o setor de Baltazar. Objetivo: visita formativa.  Tema: "O mundo atual e suas consequências"...
Fomos muito bem acolhidos. Encontramos muitas mulheres e crianças, a maioria dos homens encontra-se no garimpo, nesta época do ano, em busca de recursos alternativos  de subsistência. Após a celebração foi  entregue a carta de Dom Francisco Merkel que trata da "educação política", provocando a reflexão e a responsabilidade da comunidade e pessoal dos cristãos, visando o bem comum do Município e o da comunidade. A seguir, foi feito o convite para a acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Maria (JMJ - Rio 2013), cuja concentração que se dará em Santa Rosa no dia 10/08/12. 
Minhas impressões pessoais: Povo que naturalmente celebra com a vida, agradecendo e acolhendo na alegria e na partilha de seus bens. Povo que vive a esperança lutando pelos seus direitos e buscando a superação dos desafios mais recentes, com titulação de terras, transportes, saúde, educação, entre outros. Povo agradecido à equipe Missionária que, ao longo mais de década, forjou a unidade e a solidariedade nas comunidades, fundamentadas em Jesus Cristo e seu Evangelho.  
O trabalho “silencioso” e o testemunho das irmã Angélica  marca visivelmente a Fé, a Esperança e Caridade das comunidades ribeirinhas.
Rodrigo Martins

0 comentários:

Postar um comentário