segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CRUZ PEREGRINA” – CRUZ DA JUVENTUDE


Por que “Cruz Peregrina”?
  Porque é a “Grande Cruz” que atravessou Continentes e Países unido as juventudes, particularmente, nos JMJs de 12 Nações desde 1986 (Roma) a 2011 (Madrid). Agora chegou ao Brasil  (Rio – 2013), , e  já está peregrinando entre nós....
HISTÓRIA: durante o Ano Santo (Roma - 1983-1984) o Papa João Paulo II mandou que se plantasse a “ Grande Cruz” (3,80 cm) ao lado do altar-mor da Basílica de S. Pedro, em Roma, para que todos a vissem de bem longe.
Terminado o Ano Santo, a Grande Cruz foi transferida o “Centro da Juventude” S. Lourenço,vizinho ao Vaticano. Sendo um centro de acolhida dos jovens peregrinos do mundo todo, confiou-a aos jovens para a “levassem ao mundo todo” como Missão.
Em 1986 aconteceu o primeiro JMJ,  em Roma. Para lá foi conduzida a Grande Cruz. Desde então não parou de ir ao mundo nos braços dos jovens. Agora, são os jovens brasileiros que a carregam em missão. 
Daí a origem da CRUZ PEREGRINA. Somente em 2003 é que o Papa João Paulo II fez que a acompanhasse o ÍCONE DE MARIA, a companheira fiel. Ela sempre acompanha a Cruz para que os jovens sintam também a presença materna da Mãe de Jesus junto deles.

Qual o significado da CRUZ?
No tempo de Jesus: É o instrumento romano mais cruel de castigo, de tortura e de morte lenta e dolorosa por asfixia. Punição temida, aplicada a  escravos, pessoas da pior qualidade, assassinos, ladrões e conspiradores contra o sistema dominante, no caso, de Roma. Após humilhantes torturas, o condenado devia carregar  própria cruz até o local de sua crucificação. Este tipo de castigo não cabia a cidadãos romanos.
Depois de Jesus: Com sua morte de cruz, redimindo a humanidade em sacrifício extremo, a Cruz tornou-se sinal de salvação para quem crê, símbolo da fé, expressão de compaixão, estandarte de vitória e objeto de veneração. É o símbolo onipresente dos cristãos. O Sinal da Cruz, frequentemente traçado ao longo do dia, em todas as circunstâncias e, sobretudo, nas funções litúrgicas, é a  manifestação pública da fé cristã e certeza da ressurreição.
O Papa, ao confiar aos jovens a Cruz, assim os enviou: “Meus queridos jovens, ao concluir o Ano Santo, confio-vos o símbolo deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo. Levai-a pelo mundo afora como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade e anunciai a todos que só na morte e ressurreição de Cristo é que poderemos encontrar salvação e redenção”.

O “BOTE FÉ” NA JUVENTUDE
A partir do ”Bote Fé” do dia 18 de setembro de 2011, no Campo de Marte SP, que reuniu mais de 100 mil pessoas, para recepcionar os símbolos máximos da Cruz e do Ícone da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, a juventude brasileira colocou-se em marcha.
Já peregrinando pelos Regionais e Dioceses, serão 19 meses num itinerário que percorrerá todo o país (275 Dioceses) e  dos países do Cone Sul (Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina). Ao longo desse trajeto, os jovens terão oportunidade de reavivar a fé e de sentir o gostinho do que será a JMJ 2013 no Rio de Janeiro.
O “Bote Fé” quer ser, também em Humaitá e Diocese, um tempo de mobilização da juventude para louvar, cantar e aplaudir mas, sobretudo, para colocar sua potencialidade a favor da nova evangelização e superação dos desafios sociais presentes em nossas cidades, particularmente, no mundo das juventudes e adolescências.
TEMAS:
O da JMJ Rio 2013 =  “IDE E FAZEI DISCIPULOS TODOS OS POVOS” (Mt28,19)
O da Jornadas Diocesanas = “ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR!” (Fl 4,4)
Hino oficial = “NOVA GERAÇÃO” – No peito levo uma Cruz (Pe. Zezinho).

0 comentários:

Postar um comentário