segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Palavras de nosso Pastor

Irmãos e Irmãs de caminhada

“Creio na comunhão dos santos.”

            No mês passado refletimos sobre o mistério da Igreja que participa do mistério de Cristo, cabeça da Igreja; Igreja que é projeto da Santíssima Trindade. Unida a esta afirmação segue no CREDO a “comunhão dos santos”.  Um Padre da Igreja observa: “Que é a Igreja se não a assembléia de todos os santos?” (Catecismo da Igreja Católica nº 946) Certamente ele não quer dizer que todos os membros desta Igreja são moralmente santos. No entanto somos chamados a ser santos – como o Pai que está nos céus. Somos santificados, regenerados pelo batismo para sermos novas criaturas. Fomos ungidos pelo santo Crisma. Somos alimentados pela santa Eucaristia. Todos os sacramentos visam à nossa configuração com Cristo. Temos contato com as coisas santas, celebramos com fé os sacramentos para sermos santos de corpo e alma. Ou numa outra perspectiva: Deus faz uso da Igreja com seus sacramentos para nos atrair a Ele e formar um povo que Lhe pertence, ou seja, santo. – Portanto: Comunhão dos santos significa pertença ao Santo e comunhão nas coisas santas.


            Este artigo do nosso CREDO permite refletir também sobre a comunhão que existe neste misterioso Corpo de Cristo entre pecadores e santos, ou seja, pessoas que deixaram se trabalhar bem pela graça e que responderam generosamente a Deus. O culto aos santos, esta densa e profunda religiosidade popular que permeia toda a nossa cultura regional e brasileira, expressa de forma evidente a convicção: Embora sejamos homens e mulheres marcados pelo pecado, infiéis e ingratos, violentos e invejosos, egoístas e gozadores – podemos advogar nossa comunhão com os nossos inúmeros santos. De certa forma, nem nossos pecados nos separam dos irmãos e das irmãs que santos. Nada melhor do que citar o Prefácio dos Santos II que reza: Pelo testemunho admirável de vossos Santos e Santas, revigorais constantemente a vossa Igreja, provando vosso amor para conosco. Deles recebemos o exemplo, que nos estimula na caridade, e a intercessão fraterna, que nos ajuda a trabalhar pela realização de vosso Reino.” O Prefácio I também destaca a “comunhão que nos une, a intercessão que nos ajuda” Enfim, cremos firmemente, que os Santos e as Santas que convivem com Deus na eternidade, podem continuar atuando em nosso favor para que “possamos correr com perseverança no certame que nos é proposto e receber com eles a coroa imperecível.” (Pref. I)


            Infelizmente, muitas pessoas tratam os Santos como ‘comerciantes’: Pedem favores de todo tipo e prometem ‘pagar’ com qualquer coisa ou ação piedosa (peregrinação etc.). Os Santos não são os ‘balconistas’ de Deus. Quando entendemos que nos ‘atenderam’ talvez até fazendo um milagre, foi unicamente para nos incentivar a procurar mais a Deus ouvindo e seguindo seu Filho de acordo com aquela voz que ressoou do céu: “Este é meu Filho querido, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-O!” (Mt 17, 5) Toda a ação de Deus visa à nossa con-figuração (ou con-formação) com Jesus Cristo. Pois somente com e por Ele temos acesso à Reconciliação e à plenitude da vida que é comunhão com Deus, com os Irmãos e as Irmãs - para além da história humana, ou seja, para a eternidade. Venerar os nossos Santos somente para obter saúde e recursos materiais etc. é desconhecer a razão, porque Deus os colocou em nosso caminho: Para nos ajudar a encontrar também nosso caminho para a santidade. Não procurar a Deus e não encontrá-lo é perder o sentido da vida. O conhecimento da vida e das lutas dos santos pode ser um forte estímulo para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. 

0 comentários:

Postar um comentário