sexta-feira, 15 de março de 2013

Novo Papa

“Dar-vos ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3, 15)
Mais um dia de oração e expectativa. A leitura de hoje da profecia de Isaías relata um Deus que não nos abandona: “acaso pode a mulher esquecer-se do filho pequeno, a ponto de não ter pena do fruto de seu ventre? Se ela se esquecer, Eu, porém, não esquecerei” (Is 49,15). Deus nunca abandona sua igreja em suas necessidades.
“A treze de março de 2013, na capela sistina, no céu aparece a fumaça branca”. Habemus Papam. Alegria, Expectativa e Preces.


De tudo que nos ocorreu nestes trinta dias após a renúncia de Bento XVI, nos faz refletir sobre o quanto Deus é misericordioso e amoroso com seu povo. Uma sociedade que luta pelo poder é derrubada pelo episódio de uma renúncia livre e consciente de quem escolheu servir melhor a igreja através da oração. E nesta confusão da mídia com mais de 5 mil repórteres, cientistas políticos e formadores de opinião apostando, vendendo, disputando, querendo criar favoritos, mas Deus vem com surpresas, aliás surpresas não, cumprimento daquilo que Maria cantou no seu Magnificat: “Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou”(Lc 1, 52).
Deus trabalha com o humilde e com simplicidade. Deus “escolhe os fracos para confundir os fortes”,nos diz o Apóstolo Paulo. E essa é a prova maior de que Deus sempre responde às nossas orações e nos dá um “pastor segundo o Seu coração” (Jr 3,15) e com o nosso novo pastor, esperamos que os tronos dos poderosos sejam derrubados para dar lugar ao Amor e à Misericórdia.
Em seu discurso nos mostrou que não quer ser superior, mas um entre o povo: “E agora comecemos este caminho bispo e povo, bispo e povo. Este é o caminho da Igreja de Roma que é aquela que precede na caridade todas as outras Igrejas. Um caminho de Fraternidade, de amor, de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, um pelo outro, rezemos por todo o mundo, para que exista uma grande fraternidade. Desejo que este caminho de Igreja, que hoje começamos e que me ajudará o meu Cardeal Vigário aqui presente, seja frutuoso para a evangelização desta tão bela cidade.”
O mesmo pedido nos vem como o pedido a São Francisco: “Francisco, reconstrói a minha igreja”. Que a Virgem de Guadalupe nos ajude a caminhar juntos para que sejamos igreja viva e fraterna.
Bem vindo Francisco! Nós já te amamos!
13/03/13
EDINILTON BOTELHO.

0 comentários:

Postar um comentário