segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Juventude


A IGREJA OLHA, COM CARINHO, PARA OS (AS) JOVENS  E APOSTA NELES


A Jornada Mundial da Juventude Rio 2013 e a Campanha da Fraternidade cujo tema é “Fraternidade e juventude” nos convidam a ter como prioridade de evangelização a pastoral juvenil. Trata-se na ótica da opção preferencial pelos jovens, de compreender as realidades em que vivem os jovens, sua cultura e linguagem num contexto de mudança de época e entrar em dialogo aberto com eles.

Como vive e o que pensa e quer a juventude de hoje? A juventude costuma ser apresentada como a idade mais bela da vida. O (a) jovem de hoje  vive sob a influencia de um contexto socio-cultural mediatico e digital; quer expressar pela ação a energia que o impulsiona; tem uma visão planetária; quer escolher, afirmar sua autonomia e sua liberdade, quer se encontrar através dos outros, quer participar da sociedade, quer brilhar, quer ser reconhecido e valorizado, quer experimentar o novo, quer mudar o mundo. É uma geração aberta ao mundo e à solidariedade.  O(a) jovem é aquele que absorve rapidamente todos os processos de transformação, quer tudo ao mesmo tempo, aqui, agora, próximo e distante; mas  é ainda um ser dividido e vulnerável que precisa de acompanhamento, pois vive uma crise em relação aos valores éticos sociais e políticas.

Os jovens demonstram grande força, motivação e entusiasmo pela vida, mas se percebe também que as novas tecnologias de comunicação ( internet, celular, mídia) estão transformando a mentalidade dos jovens. Muitas vezes quando se fala de juventude, as pessoas adultas mais experientes que viveram uma juventude diferente na sua época, dizem que não entendem mais os jovens, fazem algumas críticas, alegando que os jovens de hoje não tem responsabilidade, são desobedientes, mal criados, se encontram nos caminhos errados como da droga, do alcoolismo, da criminalidade, da prostituição e tantas outras coisas negativas. Mas o texto base da CF aponta como causa, “à omissão de acompanhamento qualificado e à ausência de condições mínimas para uma vida digna”. A CF nos convida a dar uma resposta-compromisso a este questionamento: O que temos oferecido aos nossos jovens? A que experiência os jovens são submetidos em suas famílias, instituições de ensino, comunidades eclesiais, agrupamentos sociais? Como a exclusão social atinge a nossa juventude? Como tem sido a vida familiar e o convívio dentro de casa?
A Igreja nos convida a olhar com carinho os (as) jovens. O Beato Jõao Paulo II apresenta a juventude como uma riqueza a ser apreciada. Hoje, a juventude requer pedagogos cheios de amor e compreensão. Conhecer os jovens é condição previa para evangelizá-los; isso requer atitudes como a escuta, a compreensão, a amizade, e a orientação. A opção preferencial pelos jovens leva a Igreja a anunciar que Deus ama os jovens e abrir-lhes espaços de participação na Igreja. O convite é valorizar e acolher afetivamente e efetivamente os jovens que são o presente jovem da Igreja; reconhecer os jovens como sujeitos de direito, cuja voz deve ser ouvida, acolhida e respeitada; suas opiniões e idéias devem ser acolhidas, discernidas e levadas a sério pelos pastores, pelos consagrados (as), pelos catequistas, pelos líderes eclesiais. Deus nos fala pelo jovem. “ A juventude mora no coração da Igreja”.  A Igreja precisa dos jovens para manifestar ao mundo o rosto de Cristo. Devemos acreditar nos jovens e estabelecer com eles relações de interatividade baseadas no dialogo (falar e ouvir), na confiança, na valorização e no amor. Os jovens desejam ser ouvidos e querem ser participantes das atividades da Igreja: liturgia, catequese, pastorais sociais, e outras atividades. Que os jovens sejam calorosamente acolhidos nas comunidades e tenham possibilidade de fazer o que eles gostam e sabem.

A pastoral juvenil de Humaitá está articulada pela equipe de coordenação do Setor juventude e tem como objetivo  valorizar a diversidade e a contribuição específica das várias expressões juvenis locais; trabalha em parceria com o Pro jovem Adolescentes do CRAS. Nosso Bispo Dom Francisco nos convida a “ Organizar mais e melhor grupos de jovens católicos em todos os bairros – a partir da crisma. Ao longo de dois anos de crisma deve ser possível identificar jovens com perfil de líder. Convidar para formar um novo grupo...” Acreditamos que a formação e o futuro dos novos grupos vai depender do apoio significativo e efetivo dos administradores das paróquias, dos conselhos de comunidades, dos catequistas da crisma, da coordenação da Pastoral da Juventude, da coordenação do Ministério Jovem da RCC e da equipe coordenação do Setor juventude. O novo grupo deveria definir previamente a sua espiritualidade e deveria contar, nos primeiros meses, com o acompanhamento de assessores adultos e experientes que conhecem bem a espiritualidade ou a expressão juvenil. 

É importante que cada jovem participe de algum grupo eclesial de jovens, pois é no grupo que o jovem vai conviver com os colegas da mesma faixa etária; ouvir a Palavra de Deus; buscar forças nas celebrações; viver a comunhão fraterna e a abertura aos pobres; exercer a liderança como serviço; formar-se para a vida; cultivar os grandes valores cristãos; sentir e reconhecer-se humano; vibrar com grandes ideais e fazer festa.

Lembramos que ainda têm vagas na caravana diocesana que irá participar da JMJ RIO 2013. Você jovem faça sua inscrição e participe deste grande evento católico mundial.

AMIGA E AMIGO JOVEM, A IGREJA CONTA COM VOCÊ, ACREDITA EM VOCÊ E APOSTA EM VOCÊ. DEUS TE CONVIDA A RESPONDER AO CHAMADO COM SUA GENEROSA RESPOSTA  “ EIS-ME AQUI, ENVIA-ME ” (Is 6, 8).

                                    Padre Cristiano ZAUG, Missionário Espiritano

0 comentários:

Postar um comentário