segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Encontro com candidatos a Prefeito do Município de Humaitá

Realizou-se no dia 13/09/2012 o encontro de debate com os candidatos ao cargo de Prefeito, no Salão Dom José a partir das 12h30 e transmitido pelas Rádios AM e FM; este encontro foi promovido pela Diocese de Humaitá, através da Comissão Justiça e Paz e alunos do Curso de Ciências Políticas da UEA. Ao iniciar, foi feita a acolhida aos presentes, pelo Sr Ismael, moderador do debate, e também pela aluna Raimunda Félix que falou sobre a apresentação de cada candidato e também do regulamento do debate. Os candidatos presentes foram: Sr. Sidney Temo; Sr. Pernambuco e Sr. Dedei Lobo. Cada candidato teve um tempo estimado de 4m para explanação dos temas e 2m para formulação das perguntas, determinados conforme a ordem do sorteio. Os temas refletidos foram:
1- SAÚDE: inauguração do novo hospital; novos postos de saúde; profissionais da saúde para o município; redução dos casos de malária e dengue; presença da saúde básica nos postos de saúde; aquisição de um barco hospital para o interior. Deve haver contratação de mais médicos para que o povo seja atendido; estruturar o laboratório do hospital; aquisição de um mamógrafo; criação da UTI do Hospital bem como a presença de um cardiologista e neurologista; melhor estrutura dos postos de saúde nas Comunidades do interior e que devem ser criados nos polos. Que o Hospital tenha mais medicamentos pois há recursos para isso e que as pessoas sejam bem tratadas.

2- EDUCAÇÃO: salários dos professores devem ser pagos em dia para que tenham sua dignidade; climatização das Escolas; Centro de Tecnologia Federal no Município; Concursos e aumento salarial para Professores; Aquisição de lanchas  e onibus; reformas nas Escolas (cidade e interior). Criação da Comissão de professores, diretores para a educação dos alunos; criação de creches e da casa para os professores do Interior; os professores e alunos devem ter prioridade. Aquisição de material escolar como dever do Município; fardamento para os alunos; unificação da Educação; cursinhos pre-vestibular para faculdade; ensino médio presencial para o Interior; aplicação dos recursos.

3- INFRA-ESTRUTURA: terrenos para famílias carentes e coleta de lixo; recuperação de esgotos; iluminação pública; fazer saneamento básico. Projetos de habitação para o povo; contratação de profissionais (pedreiro, carpinteiro, encanador...); melhoria nas ruas para iluminação pública; criar parcerias para os recursos federais. Entrega da titulação das casas para os moradores; aquisição das casas para habitação; pavimentação das ruas; conclusão da rotatória na entrada da cidade e também da orla da cidade com recursos da integração nacional; convênio com a eletrobras.

4- SEGURANÇA PÚBLICA: deve ser prioridade; criação da coordenação municipal de segurança pública; parceria com PM, DETRAN e Conselho Tutelar; presença de semáforos; posto policial nos bairros; prevenção contra as drogas; disciplina de educação no trânsito nas escolas; concurso para agentes de trânsito. A educação no trânsito é necessária; concurso para guarda municipal; a segurança pública é todo um sistema; projeto ronda nos bairros em Humaitá; pinturas das faixas e reengenharia das ruas para que o trânsito possa fluir; ligações das ruas; parceria com as Universidades para educação no trânsito; convênio com a PM e Governo do Estado.

5- MEIO AMBIENTE: planos de metas para cada secretaria; parceria com UFAM e Secretaria do Meio Ambiente; posto jurídico ambiental para os agricultores; incentivo para agricultura familiar; regionalizar a merenda escolar; posto do IPAAM, suporte logístico da Secretaria do meio Ambiente. Elo de ligação com todas as Universidades; terreno para casa do estudante; há de se pensar na garimpagem, no aterro sanitário para coleta com o lixo; limpeza pública; plano de saneamento para o lixo; trabalho voltado para os pequenos extrativistas. Criação da unidade para regularização da licença de meio ambiente; projeto de reciclagem e de manejo florestal; tirar os agricultores da linha de pobreza; fazer linha de financiamento para o plantio; apoio ao setor primário.

6- ECONOMIA: criação de programas sociais; desenvolvimento do setor primário; investimento no Luz para Todos; investimento na base e no setor secundário; fazer estradas para que haja cidadania para as pessoas; projeto de psicultura para produção de peixes; apoio para os pequenos agricultores e também da preparação da mão de obra. Incluir o setor primário para os trabalhadores, olhando suas necessidades; fazer levantamento dos preços de mercado; levantamento do dinheiro para ser aplicado pois quem vale é o trabalhador. Três pilares (energia, estradas, cidade universitária); precisa-se de suporte técnico e científico; incentivar a agricultura familiar; criar as cooperativas; buscar a agroindustria para gerar empregos.

Ao final do debate, cada candidato fez suas considerações finais, agradecendo a presença e particpação de todos, bem como da organização do evento. Irmã Ivonete, em nome da Diocese, também fez os agradecimentos aos que colaboraram na realização deste encontro, na promoção do conhecimento das propostas de cada candidato. O encontro foi encerrado ás 16h.

Pe. Alfredo de Souza Silva
Secretário


0 comentários:

Postar um comentário