sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Novo missionário em Manicoré


Depois de ter deixado Humaitá em julho de 2006 a fim de concluir os estudos de filosofia se passaram 6 anos e eis me aqui de volta, agora na condição de aspirante ao sacerdócio, ou seja, na qualidade de homem que se apresenta à igreja dizendo ter sido chamado por Deus (con-vocado) e que humildemente se “sujeita” ao processo de formação que passa pelo seminário, isto é, pela sementeira, nome que se dá ao itinerário composto de vida comunitária, estudo, oração e serviço pastoral com a finalidade de auxiliar o discernimento que cabe ao episcopado, em nome da igreja.
Em outras palavras, a vocação ao sacerdócio, que tem permanecido latente todos esses anos em que tenho me doado para o bem da região amazônica (desde meados de 2004 até o momento), junto a tantos e tantas que já o fazem, exigiu de mim no curso deste ano uma resposta – doar minha vocação recebida no sul, de onde sou natural (isto se deu pouco depois dos 18 anos de idade, em Pelotas-RS) à Diocese de Humaitá-AM por onde estive no pequeno espaço de tempo entre 2005-2006, mas que foi suficiente para ser transformado na atual missão a que me proponho: me deixar preparar no que falta, a fim de ficar padre diocesano caso seja julgado habilitado para continuar a obra de Jesus, vivendo e agindo em Sua pessoa, até as últimas consequências e até quando achar por bem que seja assim.
Na Comunidade Católica de Aliança (CCA) 70x7 se prima por responder com generosidade ao chamado que Deus faz a cada um e a todos nós, no concernente ao estado de vida específico: podemos permanecer solteiros (celibatários), casar, ingressar em alguma família religiosa ou ficar padre (nestes últimos casos com a devida licença das autoridades competentes); no meu caso em particular, nunca tive dúvidas acerca da concomitância desses aspectos, quais sejam, uma consagração a um carisma (o perdão e a misericórdia) e o sacerdócio (ministério por excelência do perdão e da misericórdia de Deus, dentre outros aspectos). Sempre soubemos que recebemos de Deus um carisma bastante sacerdotal (sacerdócio comum entre a comunidade dos fiéis batizados), haja vista a recomendação do então bispo titular, por ocasião do reconhecimento da regra de vida da CCA 70x7 em 1993, Dom Jayme Chemello: “...ajudem os padres!”.
Contente, focado no processo em si muito mais do que no resultado, até mesmo porque este dependerá daquele, peço a oração de todos e confirmo a minha por vocês: DEUS TEM UM PLANO PARA TODOS E PARA CADA UM DE NÓS, O MELHOR PROJETO DE VIDA É ACOLHER A ASSUMIR ESSE PLANO!
Permanecerei este semestre em estágio com o Pe. Valdoni, administrador paroquial em Maria Auxiliadora de Manicoré-AM no aguardo pela decisão do bispo diocesano acerca de onde o seminarista e muito amigo Edinilton e eu, continuaremos os estudos.
Cristofer,70x7
97.8808-6763

0 comentários:

Postar um comentário