segunda-feira, 6 de agosto de 2012

ENCONTRO DAS CANDIDATAS A VEREADORAS

Aconteceu no dia 03 de agosto de 2012, no Salão Dom José, o encontro com as mulheres candidatas a vereadoras, onde puderam expor seus objetivos e apresentar seus planos e projetos para almejarem uma vaga na Câmara Municipal de Humaitá.
1- O Professor José Maria Cesário apresentou via data show, os slides sobre o que os Vereadores(as) podem apresentar na Câmara, nos quais se destacam: a) Propostas para plano diretor do Município; b) Projetos de leis - ordenados, delegados: c) Projeto de Resolução; d) Projeto de Decreto Legislativo (só podem ser definidas pela Câmara); e) Emendas de projetos de Lei; f) Indicação ao Executivo ou aos vereadores; g) Moções (manifestação, protesto, congratulação); h) Requerimentos (pode solicitar providencias administrativas): i) Parecer (pronunciamento da comissão); j) Recurso (alterar decisões da casa).

2. As candidatas presentes e suas propostas:
1- Maria Trindade Rosas (PMN)- tem que aprender muito para ajudar o povo;
2- Rosiane Farias da Silva (PP) estudante de administração - falou em trabalhar em prol das Comunidades e do povo riberinho, visitar as Comunidades para ver as realidades e necessidades; escolas de futebol; cooperativa para mulheres; creches...
3- Gilmara Rocha (PRB)- ouvir as pessoas para fazer projetos nas áreas de saúde, educação...
4- Maria do Rosário Lobo (PT) - chegar ás Comunidades para reunir, para saber quais as propostas, trabalhar  com o nós; realizar projetos para o trânsito...
5- Jussara Couto - propostas voltada para a saúde; implantar o centro de extensão para saúde da mulher; gestantes saudável e feliz; avaliação de lesões corporal; presença com o povo.
6- Regiane Nascimento de Oliveira (PSDB) - na área de saúde cuidar daqueles que se encontram doentes e que vão para Porto Velho; na educação melhores salários, merenda escolar; ação social para as famílias; trabalhos para ribeirinhos e moradores das vicinais.
7- Mirian Ferraz Nogueira (PSC) - a proposta é o compromisso com a ética, com o povo; realização de seminários, audiência pública, debate com o povo nos bairros; abordar o turismo na cidade; geração de renda para os jovens; ação social específicos nos bairros; prevenção da gravidez na adolescência.

3- Manifestação do Público - Dom Francisco questionou às mesmas, sobre como foi sua ação política nos quatro anos que passou; Sr. Elias parabenizou pelos trabalhos realizados pela Diocese e às candidatas, é preciso discutir os interesses do Município; Professor Valmir - como votar o projeto se o candidato não querer atender o pedido; Dr. George (Juiz eleitoral), falou que a mulher é mais participativa e inteligente, o povo precisa saber das propostas dos candidatos(as) de acordo com o orçamento do Município.

4- Houve os agradecimentos pela participação de todos(as), e pela presença, bem como as considerações finais das candidatas.

Pe. Alfredo

0 comentários:

Postar um comentário