sábado, 11 de agosto de 2012

A CRUZ DA JMJ E ÍCONE DE NOSSA SENHORA VISITA SANTA ROSA


No dia 10 de agosto de 2012 ás 7.00 h a comitiva diocesana conduzida pelo Senhor Bispo Dom Francisco saiu de Humaitá com os símbolos maiores  das JMJ rumo á comunidade ribeirinha de Santa Rosa. A acolhida foi calorosa como expressou a faixa grande colocada na entrada  “Bem-vindo  á comunidade de Santa Rosa” e o grupão de comunitários reunidos na beira do rio madeira.  O dia foi marcado pela procissão nas ruas da comunidade parando em cada casa, as palavras de acolhida do senhor Evandro Coordenador da comunidade, as palavras do Bispo diocesano que esclareceu o significado da visita e dos símbolos, as  apresentações da escola e da comunidade Santa Rosa sobre as luzes e sombras da juventude ribeirinha, a animação, a adoração da cruz. Houve um almoço partilhado carinhosamente preparado pelos comunitários e professores.
    O momento alto do dia, certamente foi a celebração Eucarística presidida pelo Dom Francisco e concelebrada pelo Pe Cristiano, celebração animada pelo  bonito coral dos alunos da escola, montado pela circunstância. Dom Francisco na sua homilia incentivou a leitura e o uso da Bíblia. Comentando o Evangelho do dia ressaltou que do mesmo modo que o grão de trigo morre para dar fruto, nós cristãos devemos morrer ao egoísmo  para ser testemunhas do ressuscitado seguindo o exemplo de são Lourenço. Durante a celebração houve uma linda procissão das oferendas com o pão e o vinho, os frutos da região  e da natureza. Convém destacar a decoração do ambiente e da frente das casas feita pela escola ( professores e alunos) e pelos comunitários de Santa Rosa, com enfeites, faixas e mensagens evangelizadores, a participação das comunidades do setor Baltazar: Bananal, namor, baltazar, São Paulo, puruzinho.
    Desejamos que esta visita dos símbolos maiores das JMJ seja um ponto de partida para o imenso trabalho pastoral que será feita  com a juventude.

                                                                                      Padre Cristiano  Zaug, CSSp

0 comentários:

Postar um comentário