sexta-feira, 27 de julho de 2012

3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação


  Aos dias de19 a 22, no Santuário de Aparecida-São Paulo,  realizou-se o 3º Encontro Nacional da Pastoral da Comunicação, promovido pela CNBB. Tema: Identidade e Missão. Objetivo: Oferecer formação teórica por interesses e práticas em diversos ramos da comunicação.
A Solenidade de abertura contou com a presença de Dom  Dimas Lara Barbosa, presidente Episcopal da PASCOM, Dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva SP, Ir. Élide Fogolari, coordenadora nacional da PASCOM, além de outros assessores e profissionais. Houve representação de todos os Estados, numa faixa de 600 comunicadores.  
O evento foi se deslanchando em mesa redonda  e por assuntos de interesses. Dentre  tantas explanações e reflexões, fomos convidados a rever nossa comunicação: O que estou comunicando, como e quem queremos comunicar? De dentro desta sociedade globalizada em que vivemos,  somos convidados a retomar nossa identidade e a nos qualificar profissionalmente para melhor comunicar o verdadeiro JESUS CRISTO. A partir deste ideal, faremos a diferença nas diferentes redes em que comunicamos. Para tanto,  precisamos beber desta fonte pela “escuta” e anunciar o amor  em sua plenitude,  tendo vista  o outro . 
A  PASCOM  não é  dicotômica, mais uma pastoral.  É unificadora, é  comunhão. É aglutinadora das demais pastorais, auxiliando-as numa verdadeira e eficiente "pastoral de conjunto", sempre em benefício e fortalecimento das comunidades. Pela comunicação, fé e cultura se abraçam,  evangelizando o homem e a mulher vivendo num mundo pluriforme e globalizado.
Desafios encontrados pela PASCOM: Falta de apoio da Igreja - Falta de conectividade da Igreja nas redes sociais, ignorando o valor desta ferramenta para a evangelização moderna - Carência de recursos financeiros, entre  outros...     
Foi, certamente, um encontro rico em comunicação, aprendizado e partilha. Marcado pela espiritualidade da comunicação, retornamos às nossas bases desafiados e otimistas.

  Ir. Iandra Jackline Conrado

0 comentários:

Postar um comentário