sexta-feira, 29 de junho de 2012

Um momento especial – encerramento de o ano jubilar.


No último dia 24 de junho encerrou-se no Patronato Auxiliadora de Humaitá-AM as comemorações de o ano jubilar da Diocese de Humaitá. Quem escreve este “post” é um recém-chegado na diocese e está se entrosando numa realidade diferente dos outros lugares do Brasil que ele conheceu nos últimos 23 anos. As diversidades das comunidades nos rios e lagos da Paróquia Auxiliadora do Uruapiara constituem um verdadeiro desafio pastoral.
Voltando para a celebração no fim do ano jubilar da diocese – foi uma solene eucaristia presidida pelo Bispo Diocesano Dom Francisco com a presença de representantes de diversas paróquias. O ambiente, que na noite anterior hospedou a festa junina, tinha sofrido algumas  modificações com adição de cartazes e outros itens que apontaram para os motivos desta celebração especial.
O ginásio do Patronato Auxiliadora com suas decorações da festa folclórica de São João enfatizou uma característica desta Igreja Particular: a importância que os fiéis dão ao testemunho e a intercessão dos santos. É forte a tradição de festejo de padroeiro/a em todas as comunidades desta região. A intercessão de São Sebastião, Santo Antonio e outros santos e santas festejados por aqui foi o único socorro do povo nos tempos idos, antes da chegada das vacinas e dos remédios, quando foram aflitos por calamidades e pestes fatais.
Para mim o ponto alto da celebração foi ordenação de quatro varões a diaconato; três deles são casados. Foi uma celebração que durou algumas horas e as diversas etapas da mesma tinham suas peculiaridades. O que me impressionou foi a capacidade da comunidade celebrante adaptar se aos momentos distintos ao longo dessa horas, de animação, reflexão e oração etc. com uma profundidade do espírito que não tinha visto em muitos outros lugares.
Cada um dos diáconos tomou a palavra no final da celebração e partilhou com a plateia seus pensamentos e sentimentos oriundos do momento que vivia. A reação foi de uma alegria exuberante, uma alegria contagiante!
A Diocese de Humaitá está num processo de implantação do diaconato permanente como uma resposta pastoral aos desafios dos nossos tempos. É um projeto que gera esperança numa igreja que se esforça para manter vivo o espírito do Concilio Vat II, em face de uma situação reacionária.
Eu saí da celebração, com a consciência de ter vivido um momento muito especial, de ter presenciado um gesto profético. Voltei para casa muito animado para continuar minha humilde missão de fazer parte das alegrias e angustias do povo de Auxiliadora do Uruapiara, um compromisso que a Igreja, guiada pelo Espírito Santo, assumiu cinquenta anos atrás.  
Pe. Kurian.

0 comentários:

Postar um comentário