terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Experiência PastoraL

Aos dias 13 e 22 de janeiro de 2012 fiz uma experiência pastoral muito rica ao lago do Uruapeara (distrito de Auxiliadora). Visitei a Comunidade de Cristo Rei para celebrar uma formatura e na comunidade Centenário para celebrar as Festividades de São Sebastião.
A festa de São Sebastião foi muito bonita. O povo gosta e espera. Perfaz toda a caminhada de mais de 140 anos de tradição, as ladainhas, o toque dos “gambás”, os cânticos centenários e as danças que fazem parte de sua infância, adolescência e toda sua vida, que ainda são passadas de pai para filho e para os netos e bisnetos. Ao mesmo tempo em que a modernidade chega para se misturar com o que há séculos se cultivava. A liturgia católica e os rituais próprios para as celebrações são bem preparados, respeitando as cores litúrgicas, os cânticos, e as orações dos santos. Tudo é colocado no coração do povo para fortificar a fé, a Esperança e o Amor que têm em Deus.

Esta experiência foi muito oportuna, tanto para olhar e ver como o povo ainda precisa avançar e para mim, assim como todos que irão enfrentar as missões, como precisamos nos preparar melhor, tanto nas áreas da religiosidade como no social. Pois muitos ainda veem no religioso um apoio, um socorro nos momentos de injustiça, alguém que faça parte de suas lutas e suas vitórias.

Confesso que foi maravilhoso estar com o povo e para a minha caminha vocacional, mais ainda, pois, durante estes dias acompanhamos as histórias do chamado de Samuel, da unção de Davi, da luta com Golias e das pregações e chamamentos de Jesus e seus discípulos. Foram passagens bíblias que me fizeram pensar e confirmar, mais uma vez, o grande chamado e a minha humilde resposta para Ele. Tudo isso me motivava a falar com os jovens que se apresentassem na comunidade para o serviço da igreja e que a comunidade motivasse os jovens para serem sacerdotes, às mães e os pais que motivassem seus filhos para se consagrar ao serviço da Igreja em favor do povo, pois os padres não caem do céu, “são escolhidos entre os homens, constituído para o bem dos homens nas coisas que se referem a Deus” (Hb 5,1), ou seja, sai do povo para servir ao povo.

Agradeço a confiança de Dom Francisco por me autorizar levar a Eucaristia e me confiar tamanha responsabilidade. Sei que poderia ter feito muito mais, mas no alcance das disponibilidades do povo e das minhas forças me considerei “um servo inútil, fiz o que deveria fazer” (Lc 17,10).

Estou sempre à disposição, ouvindo a voz de Deus que sempre chama e a nossa maior vocação é responder, com toda a alma e com todo o coração, a esse Amor que não impõe condições, a não ser, a de Amar e Amar... mais e mais.

Humaitá, 25 de janeiro de 2012

Festa da Conversão de São Paulo

Edinilton de Castro Botelho

Seminarista - Diocese

0 comentários:

Postar um comentário