quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla. 21 a 28 de agosto de 2011


A APAE- Humaitá promoveu neste dia 21 de agosto o 6º Passeio Ciclístico dando abertura a Semana Nacional da Pessoa com deficiência que neste ano traz como Tema: “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente”. A indiferença é uma das piores heranças culturais, sendo o ato de ignorar aquilo que é diferente. Esta é uma atitude que nos torna covardes, pois quando se começa a eximir suas responsabilidades com o outro, o ser torna-se fraco. Contemporaneamente a indiferença tem permitido várias violências.
É fato que, historicamente, existe uma grande dívida social com as pessoas com deficiência. Ao falar de dívida, faz-se referencia a grande falta de políticas publicas voltadas para a garantia de qualidade de vida das pessoas com deficiências na América Latina até o século XX, a falta de direitos assegurados em leis, falta de debates sociais e políticos e respeito das necessidades das pessoas com deficiência e a falta de apoios voltados ás necessidades de cada deficiência, o que justifica a dificuldade de cobrar que os direitos agora assegurados á pessoa com deficiência, sejam de fato cumpridos em sua totalidade.
Avançando na luta por respeito aos direitos da pessoa com deficiência, a Federação Nacional das Apaes se dedica a ouvi-las a respeito das suas expectativas, criando espaço para que elas possam nos mostrar qual caminho deve ser seguido pelos movimentos sociais nos próximos anos, resgatando um dos direitos mais básicos de todo o ser humano,que é a liberdade de expressão, que há muito se tinha retirado das pessoas com deficiência por diversas culturas e sociedade que chegou a nós como herança. Esta quebra de cultura representa ruptura de velhos conceitos, em virtude de novos que consigam aproximar a sociedade justa.
            A Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla teve como abertura o passeio ciclístico, que é uma forma de mobilizar e trabalhar a consciência da sociedade para que a mesma tenha um novo olhar à pessoa com deficiência. No decorrer da semana serão realizadas várias atividades direcionadas aos alunos da APAE, como: exposição dos trabalhos, manhã/tarde de lazer na piscina da Área de Lazer dos Cabos e Soldados, passeio no KM 12 e o encerramento da semana, com a Celebração do Culto Ecumênico na sede da APAE, com a participação da equipe de trabalho, diretoria, alunos, familiares e a sociedade em geral.
            Valorizar as diferenças na infância é cultivar a igualdade, para que na fase adulta possa enxergar com igualdade todas as pessoas em um mundo de tantas diferenças. Portanto, as Diferenças enriquecem nosso conhecimento, tenha coragem de ser diferente.
            Agradecemos a presença e a participação de todos, que direta ou indiretamente contribuíram para a realização e o sucesso do 6º Passeio Ciclístico da APAE.

0 comentários:

Postar um comentário