domingo, 24 de julho de 2011

Convite-Conselho Ampliado


Estimadas lideranças de
nossas Comunidades e Paróquias,
Padres, Diácono, Religiosas (os) e Leigos:
Paz e Bem!

      Convite

Convocamos para o Conselho ampliado: os Ministros ordenados que exerçam algum cargo pastoral em nossa Diocese, os Religiosos e as Religiosas envolvidas em atividades pastorais e os coordenadores diocesanos: das pastorais, dos movimentos e serviços assim como os coordenadores leigos das (quase-) paróquias e das áreas missionárias (não de cada comunidade). Caso o (a) coordenador (a) não puder participar, pedimos que justifique por escrito e transmita o convite a outro membro da coordenação.  Além destas pessoas solicitamos também a presença das secretárias paroquiais.  Os seminaristas também são convidados, de acordo com suas possibilidades.

Sugerimos que as paróquias e os coordenadores dividam as despesas da viagem. A administração diocesana assume as despesas com a comida. E quem não tiver despesas com a viagem é convidado a contribuir com alimentos que devem ser entregues na cozinha do Instituto Renascer – ‘12’.  O mesmo Instituto preparará a alimentação durante o retiro e o Conselho ampliado.

Pedimos ainda que tragam roupa de cama e de banho, Bíblia e caderno de anotações etc. Aos participantes do Retiro pedimos que tragam a Liturgia das Horas e, sendo Padres, túnica e estola branca.

Caso não encontrarmos quartos suficientes para o pernoite, alguns carros poderão retornar na noite do sábado para a cidade. Importa, porém, que a presença nestes dois dias seja integral. Os assuntos revestem-se de grande importância. Por isso recomendamos que estudem as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (DGAE) 2011 – 15. Podem ser encontradas no site: www.cnbb.org.br/diretrizes/

Fazemos votos que todos os participantes possam dar sua contribuição para o bom êxito do Conselho e ao mesmo tempo se beneficiar com este importante encontro fraterno.

Que este Conselho ampliado no Ano Jubilar de nossa Diocese manifeste que continuamos a caminhada “com fé e coragem – a serviço da vida e esperança!

Santo Inácio de Loyola (31/07) interceda por nós e nossos padroeiros nos inspirem em nossas reflexões,                                             + Francisco Merkel CSSp.


Programação do
Conselho ampliado:

Julho 2011


  1. Início no sábado, 30/07, às 08:00h no Centro ‘12 Apóstolos’ com a leitura orante de um texto que enfoca o tema da comunhão no pensar e sentir, no trabalho e no testemunho.
  2. Acolhida e breve relatório do Bispo com enfoque no modelo de comunhão pastoral na cidade de Humaitá. Avanços e ‘quebra – molas’.
  3. Breve relatório dos administradores paroquiais e responsáveis por áreas missionárias
  4. Cafezinho:                                                                             10:00 h          
  5. Continuação ou                                                                     10: 15 h         
  6. Apresentação das avaliações feitas ‘em casa’: andamento das Pastorais.
  7. Reações - partilha
  8. Almoço:                                                                                 12: 00 h
  9. Descanso

7.   Retomada com um texto bíblico que dá continuidade à temática da leitura           orante. Oração.                                                                                      14:00 h
8.   Nossas prioridades diocesanas – como fazer para que sejam assumidas por           todos? O desafio de uma pastoral de conjunto. –
      Trabalho em grupos.                                                              14:30 h
9.   Cafezinho:                                                                             16:00 h
10. Plenária:                                                                                16:30 h
11. Intervalo:
12. Celebração Eucarística:                                                         18:00 h

Domingo, 31/ 07/ 2011

  1. Celebração Eucarística                                                           07:00 h
  2. Café
  3. Retomada dos trabalhos – apresentação das           
DGAE. Destaques e sugestões práticas.                               08:30 h
  1. Cafezinho.                                                                             10:00 h                      
  2. Elaboração do Plano Pastoral e de uma agenda diocesana
  3. para 2012. Introdução - Trabalho em grupo.                         10:15 h
  4. Almoço.                                                                               12:30 h
  5. Plenário, apresentação dos trabalhos e síntese                       14:30 h
  6. Momento orante de conclusão                                              16:30 h

Mesa de moderação: Fr. Coelho, Pe. Bira, Ir. Ivonete.

Outros serviços: Liturgia: Sab. de manhã: Humaitá; de tarde: Manicoré; Dom. de manhã: Apuí; de tarde Santo Antônio do Matupí. Animação: Estudantes presentes.

Obs.: No sábado, de noite – tempo para aprofundar ou simples convivência descontraída.


0 comentários:

Postar um comentário