terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

ENCONTRO DE FORMAÇÃO E LAZER

Dia 30 de janeiro de 2011 com início às 07h00min com saída do entroncamento em pedalada até a chácara Tia Cica aconteceu o 1º Encontro de Formação e Lazer da Pastoral da Juventude da Diocese de Humaitá. Na chegada teve uma acolhida preparada pela coordenação que compareceu mais cedo ao local para ornamentá-lo para a oração. Por volta das 08h0min todos saborearam um delicioso café da manhã.
Depois os jovens formaram um círculo e cada se apresentou, dançou a dança da amizade e participou de dinâmica e cada um teve que escolher um objeto da natureza para apresentar na oração. Em seguida todos foram para o salão e a animadora litúrgica Ana Paula iniciou o momento de reflexão com o mantra: “Louvai e bendizei, jovens humaitaenses, pelo grande Amor de Deus por vós”, criação de nossa pastoral. Após este breve instante de canto meditado, houve a motivação voltada para a Recordação da Vida na qual todos apresentaram os objetos que havia escolhidos e explicaram o que ele representava em sua vida. Depois veio uma música “Somos todos iguais...” do grupo Catedral e motivação para o ato penitencial feito pelo assessor Raimundo com reflexão voltada para nossa vida de jovem. Dando continuidade veio a leitura de Romanos 8,22 que ressalta o lema da CF-2011. Momento para reflexão e oração da Campanha da Fraternidade rezada por todos e o Pai nosso dos mártires. Finalizando com a Santíssima Trindade.
Para estimular a participação foi passado o vídeo com mensagem “O Menestrel”. Em seguida foram formados 4 grupos para refletirem as mensagens e elaborarem um texto. Todos os grupos realizaram e apresentaram em plenária.
Após este momento o assessor trabalhou o tema: “Organização e Estrutura da Pastoral da Juventude do Brasil”. Nesta explicação em forma de sliders abordou resumidamente como surgiu e de qual movimento da Igreja Católica a PJ havia herdado seu carisma. Em seguida explicou o organograma da PJ. A PJ a nível regional formada por 6 dioceses e 1 prelazia. E a nível de Diocese de Humaitá com suas 8 paróquias e em cada paróquia os grupos existentes. Toda a explicação teve um espaço para perguntas aos jovens e esclarecimentos feitos pelo assessor diocesano Raimundo Pinheiro. O momento de formação encerrou-se com uma dinâmica do abraço.
Ao passar este momento sucedeu o lazer para todos com jogo de vôlei, apesar do dia chuvoso e banho de piscina. Por volta das 12h20min foi servido o almoço e o lazer permaneceu até mais por algumas horas. No encontro estiveram presentes em torno de 45 jovens e os grupos foram: JOMEC, JUSF, JUSCRIS, JOSEP e JUNSC.
Este foi o primeiro momento de contato com os grupos de base neste ano de 2011.

                    Raimundo Neto.

0 comentários:

Postar um comentário