sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

PALAVRAS DE NOSSO PASTOR

Irmãos e Irmãs de caminhada


“Não vos preocupeis com coisa alguma, mas, em toda ocasião, apresentai a Deus os vossos pedidos, em orações e súplicas, acompanhadas de ação de graças!” (Fil 4, 6)

Que palavras provocantes de São Paulo, em sua carta aos Filipenses! Ou talvez muito oportunas no início de um novo ano: 2011!

Terminamos o ano 2010, ao mesmo tempo entristecidos e contentes. Entristecidos porque três Padres saíram do nosso meio. Dois para trabalhar em outras dioceses, um para viver e trabalhar como leigo em Rondônia. E ainda mais: a coordenadora diocesana de catequese, Irmã Ana Maria Correa foi transferida para Ariquemes. Sentiremos muita falta dela na caminhada catequética de nossa adolescência e juventude. A todos nosso sincero agradecimento pelo trabalho realizado e pelo testemunho dado!

Contentes terminamos o ano 2010, porque caminhamos, semeamos, cultivamos por toda a parte. Deus agiu por toda a parte. Ele se dignou fazer de nós seus instrumentos, embora muitas vezes extremamente precários! Ele chamou pessoas novas para integrar o ‘operariado da messe do Senhor’. Não podemos recordar tudo que houve e todos que vieram para contribuir na construção do Reino. Por tudo e por todos: Graças a Deus!

Nosso olhar, iniciando janeiro 2011, dirige-se para frente. Afinal, em 2011 vamos celebrar com muita gratidão os 50 anos de caminhada de nossa diocese: 1961 – 2011. Eram outros tempos quando o Papa João XXIII criou a Prelazia de Humaitá, composta dos dois municípios: Manicoré e Humaitá. Havia mais mata e menos gente. E a maior parte da população vivia nas ‘colocações’, perto das estradas de seringa. Os Padres Salesianos se embrenharam dentro da selva para dar assistência religiosa fazendo suas desobrigas. Quase todo mundo era católico. Só as pessoas que viviam nos centros das duas cidades de Humaitá e Manicoré estavam alfabetizadas. O ‘pé direito’ da economia ainda era a seringa... Pobreza de um lado, do outro havia abundância de peixe, caça... O rio Madeira - a única ‘estrada’ por onde as pessoas transitavam. Enfim, eram outros tempos!

Em 2011, queremos evocar todo este passado não apenas para fazer jus aos humildes e valentes cidadãos que colocaram os fundamentos desta sociedade, mas também para mostrar a Igreja como servidora da sociedade em quase todas as áreas públicas: Saúde (primeiro hospital), ensino (escolas do Patronato e de D. Bosco), juventude (Centro do Menor), cultura (cinema, teatro etc.) A preocupação com a juventude foi, aliás, uma nota característica da Igreja de Humaitá ao longo dos 50 anos, graças ao carisma da Família Salesiana. Houve formação humano - espiritual dos adultos... E quem vai desmerecer toda a vitalidade de nossos festejos, que eram verdadeiros momentos altos da vida social e eclesial tanto de Manicoré como de Humaitá. (Só nos anos 90, Apuí integraria definitivamente à Diocese de Humaitá.)

Bem, estamos ainda na elaboração da agenda deste Ano Jubilar 2011. Já fizemos um convite aos Vereadores de Humaitá. (Falta fazer este convite também às Câmaras dos Vereadores de Manicoré e Apuí.) Será que vão embarcar neste mutirão de história resgatada do nosso povo? Confiamos que as escolas, municipais e estaduais, dos três municípios vão mergulhar na pesquisa de nossas raízes e descobrir como a fé cristã entrou na história de nossa região. Mas não apenas nossos políticos e nossas escolas – toda a população é convocada a vasculhar o passado e apresentar o que guardou de preciosidades antigas em casa. Como diz a sabedoria popular: Povo sem consciência de sua história também não futuro!

Que Deus nos venha ajudar tanto e mais ainda do que no passado para que nosso futuro seja como Deus quer e nós precisamos!
           
                                                                                              + Francisco Merkel

0 comentários:

Postar um comentário