terça-feira, 28 de dezembro de 2010

CARTA AOS VEREADORES DE HUMAITÁ-AM

 

         D. Meinrad Francisco J. Merkel CSSp
(Bispo da Diocese de Humaitá/ AM)  
  
  FONE: (0055) – 97 – 3373 – 1356 (ou 3373-1908)  FAX: (97) 3373 – 2055
  Praça da Matriz s/nº –   CEP: 69.800-000     HUMAITÁ / AM     BRASIL

                                                      Humaitá, aos 28 de dezembro 2010

Ex.mos
Senhores Vereadores
Da Câmara Legislativa do
Município de Humaitá


Sob a presidência de Sr. Herivâneo Seixas, os Senhores irão iniciar seu terceiro ano à frente desta Casa do Povo. Será um momento especial não apenas para o novo presidente da Câmara, mas também para todo o colegiado, a quem o povo confiou a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

Estando em missão pastoral pelas comunidades do Lago do Antônio não posso participar deste evento. Mas quero me fazer presente através desta breve carta. Faço votos que seus trabalhos em prol de nosso município sejam abençoados por Deus e encham nossa população com sentimentos de gratidão e até de admiração.

No entanto, quero lhes manifestar minha preocupação para com as prioridades da ação política, com o estilo e com o espírito da missão de sua Casa:

A prioridade só pode ser o cidadão mais necessitado, a família mais desamparada. Ele e ela merecem mais do que cestas de alimentação e bolsas sociais. Merecem uma política que dá chance de viver do próprio trabalho. Penso na juventude que até hoje aguarda uma política voltada para ela.

O estilo de fazer política – em nossos dias – deve envolver os cidadãos que colocam o bem comum acima do bem próprio e de sua família. Sem informar, debater, acolher e decidir na maior transparência possível – o estilo não passaria de medíocre, não convenceria e não surtiria efeitos duradouros. Infelizmente, os Conselhos Municipais não se tornaram ainda o instrumento desejado de ampla participação popular.

O espírito da missão desta Câmara – precisa ter as melhores características do nosso povo: Simplicidade nos modos e humildade nos gestos, generosidade na partilha e persistência no trabalho, fé em Deus e respeito às leis.

Excelentíssimos Vereadores, restam ainda dois anos de seu mandato – se Deus permitir. Que nossa população, particularmente os jovens e os idosos, se orgulhem dos seus representantes e do seu espírito altruísta e sábio. Que olhem com mais confiança e alegria para o futuro neste município –

Eis meus votos para os Senhores e para o DD. Prefeito desta cidade!

                                          D. Meinrad Francisco Merkel CSSp.

0 comentários:

Postar um comentário