segunda-feira, 4 de outubro de 2010

PARÓQUIA NOSSA SENHORA DAS DORES

MISSÃO CONTINENTAL

ALGUMAS ORIENTAÇÕES PARA O BOM DESEMPENHO DAS VISITAS:

1.      Todo e qualquer grupo antes de sair em missão deve fazer uma experiência de Oração meditando a Palavra de Deus, pedindo a assistência do Espírito Santo.

2.      A visita é um gesto gratuito e livre, por isso deve ser feito com otimismo, alegria e generosidade. A consciência de ir ao encontro dos mais necessitados deve ser motivo de honra, sentindo-se apóstolo enviado.

3.      Atitude: por causa dessa consciência apostólica, a atitude dos visitadores deve ser de atenção, respeito, simpatia, escuta, perspicácia observação da realidade... Evite-se, então, discussão inútil. Não se façam promessas sem fundamentos!

4.      A visita não tem um objetivo técnico, mas missionário, convocativo, vocacional, animador... portanto, a palavra final deve ser exortativa: “vamos, venha, a Igreja é a sua casa, assume seu lugar, você é importante, precisamos da fé, renove sua fé, seja Bem-Vindo! Você é importante!” Todavia, se as visitas forem bem documentadas e anotadas serão um importante instrumento para sabermos, de fato, quantas famílias católicas há em cada bairro.

5.      Apesar de não haver preocupações técnicas exageradas, os visitantes devem estar atentos para colherem dados concretos sobre a vida religiosa dos visitados: quem precisa do batismo, situação de idosos, catequese, casos delicados, matrimônio...

6.       Os visitantes deverão levar um caderno para anotar nomes, endereços e tudo aquilo que possa servir para se prestar um serviço posterior aos visitados. Casos delicados deverão ser revisitados e acompanhados pelos sacerdotes, ministros, coordenadores de pastorais...

7.      Todos os visitados devem receber o folheto “Porque sou católico”. A equipe deverá pedir-lhe para lê-lo pois nele vai encontrar esclarecimentos importantes sobre a Igreja Católica.

8.      É necessário que a visita seja programada a partir de uma organização geográfica observando o mapa do bairro.

9.      É importante que na visita em cada bairro, se divulgue informações sobre a comunidade católica: onde está a capela, endereço, horário dos cultos, horários das missas, grupos presentes, horários de reuniões, orações, etc. para ser entregue aos visitados...

10.  As visitas devem ser organizadas em diferentes modalidades com o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas nos mais diferentes horários e feitas pelos mais diferentes grupos possíveis: casais, jovens, idosos...

11.  É necessário que a cada semana a liderança dos grupos e em ação, de forma conjunta, faça uma reunião para avaliar o processo de desenvolvimento das visitas.

12.  Os eventos que deverão ser promovidos ao longo do mês ou da semana missionária, devem ser bem organizados, preparados com antecedência e dê-se grande atenção à acolhida aos participantes... sobretudo aos que estavam afastados. Faça-se todo esforço possível para que se sintam bem acolhidos, retornem e se conscientizem sobre a importância da vida de fé.

Antônio de Assis Ribeiro (Pe. Bira) - Pároco
Manicoré, 01 de Outubro de 2010

0 comentários:

Postar um comentário