sábado, 2 de outubro de 2010

Palavra de Nosso Pastor.

Irmãos e Irmãs de caminhada:
Paz e Bem !

Foi numa madrugada que acordei e perdi algumas horas sem sono. Nao sei bem se perdi ou ganhei, pois passaram tantas coisas pela cabeça que, acordado, não teria ter passado em revista. Quis até me levantar para anotar, e decerto, deveria ter feito, pois agora não me lembro mais de tudo. Meus pensamentos foram, não é  de estranhar, para a minha, nossa Diocese de Humaitá. E quando digo : Diocese de Humaitá, isto significa : O povo, as Irmãs, os Padres, os Seminaristas, as lideranças em geral - das nossas cidades e do nosso Interior. Senti as nossas carências em pessoas e em recursos. Quão poucos padres e Irmãs com bastante saúde para enfrentar tantas situações, principalmente do Interior ! Quão poucos recursos para garantir também no futuro nossas atividades nos campos da evangelização, da ação social, da formação das nossas lideranças !
       Embora este olhar sempre me cause alguma preocupação, costumo passar a recordar o imenso potencial daqueles leigos que se deixaram tocar por Deus. E aí volto a me animar: Deus se revelou como Pai que nos criou com muito amor e nos dotou de tantos dons! Jesus veio nos mostrar a face do Pai e o caminho para Ele. Pai e Filho nos deram o Espírito Santo - dom de Deus para sempre. Jesus ainda apontou para sua Mãe e disse (a João) eis tua Mãe, isto é nossa mãe! E tantas vezes ouvimos o convite: Tomai e comei....- meu corpo dado por vós! E cada um de nós pode acessar a Palava de Deus, quando quiser, desde que seja com coração e olhar desimpedidos! E quando fracassamos no bem e pecamos - aí podemos recorrer confiantes à confissão. Há quem recebeu a missão de reconciliar com Deus e com o mundo - algo espantoso ! Porque tanto medo diante da ausência de seguranças e das ameaças dos retrocessos, das tempestades nas famílias, nas vidas dos jovens e na própria sociedade?! Ele está no meio de nós - seguramente! Isto deve nos bastar! Nestas alturas começo a agradecer a Deus pelo povo de Humaitá e de Manicoré, de Apuí e de Santo Antônio de Matupí, de Auxiliadora, dos Lagos e Rios, das Estradas... Agradeço, sinceramente,  por esta realidade toda, desafiadora e fraterna, carente e prenhe de Deus.
Este sentimento de gratidão pela minha missão, porém, não me levou a dormir, novamente, tranquilo e sossegado, pois a messe è grande e poucos são os operários! È preciso apoiar os que se esforçam e acordar  os que cochilam; firmar quem balança e erguer quem arriou...È preciso lançar fogo para que os coracões ardam e movimentos e pastorais voltem à sua inspiração inicial e seu ardor original. Estamos precisando de um povo todo sacerdotal e missionário, comprometido com a Justiça e a Paz e confraternizado com a natureza que Deus entregou aos nossos cuidados. Acredito que não conseguimos ainda levantar 10% do potencial humano e religioso dos nossos leigos na construção (de um pedacinho) do Reino de Deus. Há muitas chances para nossa diocese transbordar de vida e comunhão, desde que cada um inicie seus dias com a palava sincera: Eis me aqui, Senhor, para fazer a tua vontade! Envia-me!
Outubro - Mês das Missões, mês para renovar o espírito missionário - a partir de nossa realidade. Ninguém perca esta oportunidade de participar de um grande mutirão de visitas e orações, de gestos e fraternas celebrações. E quando, numa comunidade, falta quem dá as orientações - mesmo assim vale: Levanta e anda! Vá e faze discípulo meu a quem encontrar! Faço votos  a Deus que este mês missionário seja um passo renovador em nossa caminhada de povo. E peço a Deus - recordando nossa programação ainda não pronta para 2011 - para que o ano jubilar da Prelazia de Humaitá: 1961 - 2011 congregue todas as forças de nossa Igreja e de nossa sociedade numa reflexão grata pela caminhada feita e num compromisso corajoso diante de um futuro mais desafiador ainda do que o passado!


        Unidos a vocês - na Europa distante - + Francisco Merkel

0 comentários:

Postar um comentário