quarta-feira, 16 de abril de 2014

Semana Santa: Tempo de reflexão sobre os acontecimentos passados, presentes e que acontecerão



 Irmãs e Irmãs,

           Estamos iniciando a Semana Santa, uma semana diferente das outras. Celebramos “a reta final” da vida de Jesus, o último e mais difícil trecho da subida ao “monte”. Termina com a tortura, a crucificação, a morte na cruz. Costumamos, às sextas-feiras e particularmente na sexta-feira santa celebrar a Via Sacra recordando estações ora testemunhadas pela Bíblia, ora por algumas fontes extra-bíblicas. Relacionamos a Via Sacra de Jesus à via-sacra de pessoas e de grupos de pessoas. Neste ano meditamos sobre o tráfico de pessoas no Brasil e no mundo inteiro.

            Sempre achei que não havia este crime no território de nossa diocese até o dia em que nossa equipe ribeirinha voltou do interior e falou de casos quase idênticos aos relatados no texto-base da CF 2014. Fico duplamente indignado com estes casos. Primeiro porque acontecem. Depois porque familiares e vizinhos não comunicam à nossa Igreja nem procuram apoio junto as autoridades constituídas para coibir, investigar, punir. Ora, se somos uma nova família desde o nosso batismo, as relações entre nós batizados e entre fiéis e pastores não podem ser regidas pelo medo, pela conivência e indiferença.

            A Via Sacra, bem rezada e meditada deve sensibiliza com os sofrimentos dos outros e, ao mesmo tempo, nos fortalece a carregar nossa própria cruz. É expressão da religiosidade popular que desafia nosso senso de justiça e compromisso com os condenados ao tratamento desumano. Somos chamados a ser defensores e advogados dos injustiçados mesmo correndo perigos. Sendo pessoas de fé, ainda animamos a olhar confiantemente para Jesus Cristo e o poder de Deus. A Semana Santa e a Via – Sacra lançam luzes sobre nossa própria vida com seus tropeços, acusações, quedas, desencontros, maus tratos. - É preciso esclarecer bem aos que se aproximam do batismo que, doravante, sua vida só vai se realizar plenamente no seguimento de Jesus Cristo. E quando tivermos de galgar o último trecho de nossa ‘subida ao monte’ – nada melhor do que o olhar fixo em Jesus que foi às nossa frente e que nos assegura: Não temais. Venci!

            A Via Sacra de Jesus quer abrir nossos olhos para a Vida Sacra das pessoas. Não há como fugir desta responsabilidade. “Quem quiser salvar sua vida, a perderá...” (Cf Mc 8, 35), o Caminho é Jesus Cristo!

+  Dom Francisco Merkel, CSSp. Bispo da Diocese de Humaitá-AM

0 comentários:

Postar um comentário