quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Caminha pela Paz e uma mensagem de Paz- Dom Francisco. 2014




Uma mensagem de Paz
Para pessoas que vivem em clima de tensão e confronto


       1.      É bom costume de desejar a paz aos irmãos e amigos, na abertura de um Ano Novo. Os governantes em todos os níveis não perdem a oportunidade para desejar a paz. O Papa, todos os anos, envia sua mensagem de Paz ao mundo inteiro.

2.      Paz é um bem fundamental – vinculada à vida. A vida só se desenvolve, floresce, carrega seus frutos – em clima de paz. O oposto, o conflito e a guerra estão a serviço do sofrimento e da morte.
 
    3.      Se quisermos viver bem, precisamos da paz. Quase podemos falar em sinônimos: Paz é vida, Vida é Paz. O termo judaico: Shalom tem esta plenitude, ou seja, vai muito além da ausência de guerra e de conflitos. É harmonia, bem – estar, despreocupação, fartura – bênção de Deus.

 
   4.      Precisamos da Paz. Em Humaitá, nestes dias, rebentou a aparência de uma cidade pacata. Seguramente, a agressividade faz parte da natureza humana. Mas ela deve ser dominada e controlada, se não, ela torna a vida social insuportável.  
 


Infância missionaria
   5.      É preciso trabalhar muito para educar a sociedade, ‘de ponta a ponta’ à paz que ela deseja e necessita. Educação para a paz nos lares, nas escolas, nas comunidades,,. É preciso encontrar e mostrar outros caminhos para solucionar conflitos. A Fé cristã aponta com toda a clareza possível o caminho da Paz. Desde seu nascimento até a Ressurreição, Jesus Cristo mostra seu compromisso com a vida e a paz. A ordem que Ele deixou: Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: A Paz esteja convosco! E no Sermão da Montanha Ele afirmou: Bem-aventurados os que promovem a Paz porque serão chamados Filhos de Deus!.

   6.      Rogo a Deus que 2014 seja um ano de diálogo e de paz, de convívio fraterno e de solidariedade. E que as relações entre os povos indígenas e não-indígenas se tornem amistosas e fraternas. Que este recanto do Brasil dê a todos provas de reconciliação e convívio pacífico.

0 comentários:

Postar um comentário