terça-feira, 30 de abril de 2013

Palavras de Nosso Pastor

Irmãos e Irmãs de caminhada

Dom Francisco Merkel
  Entramos no mês de maio. Mês de uma atenção especial para com Maria, Mãe de Jesus Cristo, nosso Salvador. Quantos rosários e terços serão rezados diante de uma imagem ou estampa de Maria! Ou então sem estampa e sem imagem – pois Maria está gravada na mente de cada católico, para não dizer de cada cristão. - Quantas súplicas para que ela interceda e ajude nas 1000 necessidades humanas!

   Será que os filhos/ filhas pedintes também escutam o que a Mãe Maria tem a dizer? Já sabemos: Oração que não abre os ouvidos do/ da orante, não é uma boa oração. Na verdade, dirigimo-nos à Maria, porque ela tem muito a nos dizer. Cabe-nos unir ao nosso pedido o silêncio de quem procura ouvir. Como é bonito o rosto de quem quer ouvir, sinceramente! E como é vazia a reza de quem tem pressa para ‘cumprir uma promessa’ e sair fora. Embora só Deus possa julgar as mentes e os corações, parece-nos que muitas vezes dá para ver se uma pessoa ora, realmente, ou simplesmente ‘descarrega’ um monte de palavras diante de Deus ou diante dos Santos.

   Se a Palavra de Deus é muito superior à nossa, porque não damos importância à escuta desta Palavra? Porque achamos que nossas palavras são mais importantes do que a Palavra que se fez carne e nos falou pelas Sagradas Escrituras? Será que acreditamos que Deus sabe de nossas necessidades antes de nós as pronunciarmos? E se Ele não sabe – será que é Deus mesmo a quem nos dirigimos?

  Também neste ponto Maria é um excelente exemplo: Sabemos que ‘ela guardava as palavras em seu coração e as meditava’ (cf. Lc 2, 19). São muito poucas palavras que ela nos deixou. E mesmo as palavras que lhe são atribuídas ao longo dos séculos, graças às suas aparições por toda parte, – elas não trazem novidades. Praticamente sempre repete: “Fazei, o que Ele vos disser!” (Jo 2, 5)

   Acredito que não aprende a orar quem não consegue se calar. E como é bom e até urgente aprender a procurar com o nosso olhar (sem falar) ou fechar os olhos e entrar dentro de si, acolher com esperança e na calma, o que Ele vai nos dizer. Não duvido que o menino Jesus aprendeu com sua Mãe Maria e com José a rezar a partir dos salmos (grande escola de oração) e da vida cotidiana. Eis o desafio para este mês: Aprender a orar com Maria contemplando a vida, a morte e a ressurreição do nosso Amigo e Salvador – sempre com confiança e carinho.

   Quero ainda acrescentar: É bom aprender a orar com o corpo todo. O corpo também expressa e fala. Ajoelhar-se significa fazer-se pequeno diante daquele que é superior a tudo e a todos. Ficar em pé é expressão de quem fica de prontidão, de respeito. Sentar-se é para ouvir atentamente. Concentrar-se quer dizer: Fazer de Deus ou de Nossa Senhora o centro de nossa atenção. Olhar com os outros fiéis na mesma direção mostra que todos os fiéis têm a mesma direção: Cristo, o Senhor! Eles estão unidos na busca, na escuta, na obediência. Sem sombra de dúvida: A oração é a chave de um autêntico discipulado e de uma fecunda atividade missionária – além de trazer a paz ao coração de quem ora com fé.

Dom FranciscoMerkel

0 comentários:

Postar um comentário