sexta-feira, 19 de abril de 2013

51 ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil


Irmãos e Irmãs de caminhada
Terminou no dia 19 de abril a 51 ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil. Desde 2011 esta assembleia se realiza em Aparecida. Quase todos os Bispos do Brasil – em torno de 300 pessoas (não contando os Bispos eméritos) estavam presentes junto com um bom grupo de assessores que vieram de Brasília e de outros lugares.
Neste ano nos hospedamos no hotel Rainha do Brasil, pois só este oferece quartos e toda uma estrutura de primeira qualidade para mais que 400
pessoas. O hotel, recém-inaugurado, encontra-se numa área chamada ‘Cidade do Romeiro’.  É todo um admirável conjunto com duas lagoas, lojas, auditório e salas de trabalho, capela, jardim etc. Desta área se caminha a pé com tranquilidade em 15 / 20 minutos ao Santuário N. Sra. Aparecida.
O Santuário surpreende cada ano mais pela sua grandeza e beleza. Iniciado nos anos 1950, o Santuário é hoje o maior santuário mariano do mundo. Embora se trabalhe continuamente, parece-me, que vai levar mais alguns anos para terminar. Atualmente se prepara o revestimento interno da magnífica cúpula. Será um mosaico cujas douradas peças (pastilhas) vem da Itália.  Tudo é bonito neste santuário. Impressionante o lugar onde se encontra a pequena imagem de N. Sra. Aparecida, simples, tosca. O entorno da imagem, todo em ouro folheado acaba chamando a atenção dos devotos e visitantes pela beleza deslumbrante. Que contraste: a grandeza do Santuário e a pequenez da imagem; a imagem sem maior valor artístico dentro de um quadro todo de ouro que brilha intensamente à luz das luminárias. - Faz lembrar o princípio das palavras de Maria (Magnificat): ‘O Todo-poderoso olhou a humildade de sua serva!’ (Cf Lc 1). Talvez também este contraste fascine os numerosos peregrinos (9 milhões por ano) que se dirigem com muita devoção à Maria, pois Deus continua olhando com um carinho especial para os pequenos que confiam nele e nele depositam toda a sua confiança.
Nossa assembleia se realizou entre o Santuário e o centro de eventos, um moderno espaço cultural para 20.000 pessoas. Iniciamos, todos os dias, com belas celebrações eucarísticas, no Santuário, fazendo memória dos afrodescendentes e dos povos indígenas, dos bispos falecidos e dos Bispos eméritos, das 18 conferências regionais da CNBB etc. Em seguida andamos a pé pelo longo espaço comercial, o shopping-center que conta com dezenas de pequenas lojas. Por volta das 09h15min costumamos iniciar as sessões de trabalho que terminavam por volta das 12h45min e recomeçavam às 15:30 para finalizar por volta das 19:45. Às vezes houve outras reuniões depois do jantar.
O tema principal: Comunidade das comunidades: Uma nova Paróquia. Em breve teremos um livrinho de estudos sobre este novo conceito de paróquia: Superar toda a centralização na pessoa do padre e da ‘matriz’ paroquial. Valorizar as comunidades e os dons dos leigos, formar melhor as lideranças leigas etc. - Outro tema foi o Diretório da Pastoral de Comunicação. Será também um livro de orientação para todos os que trabalham no campo da comunicação: rádio e televisão, imprensa e internet... Um terceiro documento (reapresentado): A questão agrária e a Igreja no século 21. Aí a CNBB expressa sua preocupação histórica com a situação dos pequenos agricultores que correm o risco de ser esmagados pelo agronegócio. – Além destes temas uma comissão de Bispos do nordeste elaborou uma nota para chamar a atenção da sociedade para a pior seca do nordeste nos últimos 40 anos. Ela já afeta a vida de mais que 10 milhões de pessoas. Outra nota mostra que nós Bispos não apoiamos o projeto da Câmara dos Deputados em transferir a demarcação de terras dos povos indígenas e dos quilombolas ao poder legislativo. – As diversas pastorais informaram a respeito de suas atividades ao longo do ano 2012. É uma lista impressionante. – Em outros momentos, chamados reuniões reservadas, tratamos de problemas internos de nossas Igrejas Particulares.
Além das sessões plenárias, tivemos reuniões por grupos e por regionais (nosso regional: Rondônia, Acre e sul do Amazonas). Um ponto alto foi o dia de retiro pregado pelo arcebispo de Porto Velho D. Esmeraldo. Ele tratou da missão do Bispo – testemunha e mestre da fé. - E não faltou a tradicional celebração ecumênica com a presença de oito representantes de várias Igrejas cristãs.
Agora caberá a nós, acolher as reflexões e aplicar às nossas realidades. Não há dúvida, a Igreja Católica precisa se empenhar sempre mais no cumprimento da ordem do Senhor Ressuscitado: Ide a todo o mundo e fazei discípulos meus todos os povos! A evangelização acompanhando as transformações da sociedade deve se atualizar sempre. As assembleias dos Bispos são um importante instrumento para promover a Nova Evangelização.
                                                                                    Dom Francisco Merkel

0 comentários:

Postar um comentário