segunda-feira, 29 de outubro de 2012

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2012 EM HUMAITÁ


   “ PARABÉNS JOVEM PELO SEU DIA “  foi a mensagem destacada por uma das faixas confeccionada pela comemoração do DNJ  2012 em Humaitá. O setor juventude da Diocese composto da Pastoral da Juventude, do Ministério Jovem da RCC, do Centro do menor, da Articulação da Juventude salesiana, do grupo de capoeira, da Catequese, dos assessores seminaristas, religiosas e padres, em parceria com o Projovem e Adolescente do CRAS, se deu como objetivos : mobilizar a juventude humaitaense em torno desta comemoração, fortalecer o setor juventude e preparar as JMJ RIO 2013.
Foram dois dias de celebração, de festa e de alegria. Sábado dia 27 de outubro o passeio ciclístico e motociclístico saiu da Praça da saúde ás 16.30 h, passou pela transamazônica e outras ruas da cidade e terminou na Praça da Imaculada Conceição. Foi um momento forte; com os apitos e sons de bicicletas, motos, carro de som, e a animação musical, os jovens chamaram a atenção da sociedade humaitaense e gritaram que a vida vale a pena ser vivida com dignidade. A noite cultural que aconteceu no ginásio do patronato foi a oportunidade para a juventude expressar seus talentos e sua criatividade. Foram várias as apresentações: o grupo de capoeira do Projovem e Adolescente, a Infância missionária da Catedral, a banda musical do Ministério Jovem, a banda musical do centro do menor, o concurso de dança.
O momento alto foi certamente a linda celebração eucarística do DNJ na Catedral que contou com a participação de um grande número dos jovens vindos das várias paróquias e comunidades da cidade. Houve uma procissão de entrada com jovens levando cartazes com o tema e o lema, o Globo, a cruz, a bandeira do Brasil e da PJ. Na procissão da palavra, um jovem eskatista entrou com o Evangeliario dentro de uma mochila e com os outros jovens, demonstraram que a palavra de Deus ilumina o caminho da juventude. Na procissão das oferendas  entraram jovens representando diversos campos da sociedade onde atuam jovens. Na sua homilia, o presidente da celebração, padre Cristiano, explicou o tema “ Juventude e vida ” e o lema “ qual vida vale a pena ser vivida? ” e ressaltou que a coordenação nacional da pastoral juvenil convida cada jovem a construir o  seu projeto pessoal de vida, sobre a rocha firme que é Jesus Cristo e seu Evangelho; é nele que se encontra a verdadeira felicidade; é no encontro pessoal com ele que os jovens encontram forças e coragem para evangelizar os outros jovens que estão no mundo da droga, da prostituição, do alcoolismo e nos caminhos errados. O presidente da celebração incentivou os jovens a participar dos vários grupos de jovens que existem na cidade, pois é no grupo que se encontra Jesus Cristo e que se aprendem os valores sociais e evangélicos que lhes permitirão de ser bons cidadãos e bons cristãos hoje e no futuro.
Convidamos os jovens a se inscrever  para fazer parte da caravana diocesana que participará da JMJ no Rio de Janeiro em Julho 2013. Nossos agradecimentos a todas as pessoas que ajudaram e colaboraram com o setor juventude para o êxito da comemoração do DNJ 2012 em Humaitá. Continuaremos a contar com o apoio de toda a sociedade humaitaense e de todas as forças que trabalham com juventude em Humaitá e desde já convidamos as outras igrejas presentes na cidade a se juntar a nós. Mais uma vez, “PARABÉNS JOVEM PELO SEU DIA”.

                                                  Padre Cristiano Zaug, Missionário espiritano

0 comentários:

Postar um comentário