sábado, 5 de maio de 2012

Palavras de Nosso Pastor


Irmãos e Irmãs de caminhada:


       Hoje, dia 26 de abril, terminou nossa 50ª Assembléia Geral dos Bispos do Brasil. A criação da Conferência dos Bispos do Brasil ocorreu 60 anos atrás. Com outras palavras, quase todos os anos temos esta Assembléia que reúne, ultimamente mais que 300 Bispos do norte ao sul do país – em Aparecida/SP.  A escolha do Santuário Nacional de Aparecida para sediar nossas assembléias que costumam levar até 10 dias foi muito feliz. Afinal, aqui se expressa de forma magnífica a fé do nosso povo a cujo serviço nós padres e bispos fomos ordenados.  Mais que nove milhões de peregrinos chegam, anualmente, a Aparecida e suplicam a intercessão de N. Senhora. Como não se juntar ao povo que vem de todos os cantos do nosso país e de todas as classes sociais! Bispo e Padre, antes de receber a bela função de cuidar como ajudantes do Bom Pastor, são ‘ovelhas’ do mesmo rebanho. Ninguém pode ser ‘mestre’ na fé se não for antes e ao longo de sua vida ‘discípulo’ atento e ávido da sabedoria de Deus. E, quantas vezes o testemunho de fé fala mais ao coração do que as palavras de pregadores inteligentes! Pois bem, ao menos nas celebrações eucarísticas, todas as manhãs povo e episcopado se encontravam no Santuário da Mãe de Jesus Cristo e dos seus discípulos – nós. Depois sempre nos dirigimos ao Centro de eventos para nos dedicar a temas atuais e urgentes.

       Eis alguns temas que tratamos – para servir aos católicos, mas também a toda a sociedade: A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja; comemoração dos 50 anos de Concílio Vaticano II, o Ano da Fé (outubro 2012-outubro 2013), Jornada Mundial da Juventude; a questão do aborto de crianças sem cérebro (ou com uma parte somente, anencéfalos); reforma agrária e ecologia, a situação dos povos indígenas e dos quilombolas, a missão na Amazônia, as eleições municipais e outros assuntos. Os temas sempre foram bem preparados por assessores especialistas, debatidos e, em seguida, aprovados pela assembléia. Os debates foram tranquilos.

       Por duas vezes recebemos convites para sair: Na tarde do domingo (22/04) participamos de uma homenagem ao Concílio na Canção Nova e numa outra noite de uma homenagem aos 60 anos de serviço dos Salesianos no Centro Universitário (UNISAL) em Lorena. Conhecemos o novo Núncio Apostólico no Brasil: D. Daniel que cuidará com sua equipe do encaminhamento de novos Bispos e de muitos outros assuntos relevantes para a Igreja e para a relação da Igreja com o Estado Brasileiro.

       Durante a assembléia retomamos muitos contatos entre Dioceses e seus Bispos. D. Luiz Cáppio/ Barra/ BA prometeu pregar-nos um retiro em 2014, D. Antônio de Itapipoca estuda a possibilidade de enviar padres de sua Diocese no Ceará, D. Mamede/ Umuarama/ PR virá nos visitar em julho...  Nós Bispos do Regional Noroeste nos encontramos para fazer nossos planos junto com o novo arcebispo de Porto Velho, D. Esmeraldo Barretos de Farias. Tratamos também com os outros Bispos da Amazônia do nosso entro em julho em Santarém para comemorar a caminhada da Igreja no norte, nos últimos 40 anos...     Enfim, nossa 50ª Assembléia Geral foi carregada de muitos assuntos e só nos resta trabalhar e esperar que este trabalho ajude aos Irmãos e às Irmãs em sua caminhada de fé. 

+ Meinrad Francisco Merkel CSSp

0 comentários:

Postar um comentário