sexta-feira, 25 de maio de 2012

Auxiliadora do Uruapiara em festa.


A comunidade paroquial de Auxiliadora do Uruapiara realizou os festejos da sua padroeira, com início da novena em preparação no dia 15 de maio, e a solene celebração eucarística com a procissão tradicional da festa no dia 24 de maio último.
O espaço físico da Igreja matriz e seus arredores receberam carinhosa atenção logo no início do mês de maio na forma de pintura nova dos prédios, poda de arvores, construção de um novo coreto e tapa buracos na rua principal. Chuvas diárias fizeram com que o último item ficasse sem resultados bem visíveis como uma melhoria do ambiente físico!
Às 05h00min a caminhada penitencial começava em frente da igreja Matriz todos os dias. Os fiéis percorriam as ruas lamacentas da vila rezando o santo Rosário e cantando em louvor de Maria, mãe de Jesus. Nos intervalos entre os mistérios invocavam também os diversos outros santos conhecidos para recordar a vocação de todos os batizados à santidade.
Houve a celebração de Eucaristia todas as noites. Junto com as preces comunitárias da novena, os participantes na liturgia ouviram trechos escolhidos do documento do Concílio Vaticano II Lumen Gentium sobre Maria Mãe de Deus e da Igreja.
As famílias reunidas no pátio da Matriz, após a liturgia, num momento de confraternização, realizaram a tradicional arraial todas as noites arrecadando fundos para a manutenção dos imóveis da sede da paróquia.
Os feirantes foram chegando ao longo de período de novena e armaram seus barracos em frente da Matriz expondo suas mercadorias. Na opinião deles este não foi o melhor ano para vendas na festa de Auxiliadora de Uruapiara.
Dom Francisco Merkel, o bispo diocesano, agraciou as solenidades da festa da Padroeira com sua presença nos das 19-21 de maio. Fiéis das outras comunidades, amigos e parentes vindos dos outros municípios animaram a comunidade local com sua presença, participação ativa e colaboração em diversas maneiras. A Irmã Socorro, filha da terra, da Congregação das Filhas da Maria Auxiliadora, numa visita a sua terra natal após um intervalo de cinco anos, alegrou seus familiares e amigos com sua presença.
Foi mais um momento de confraternização para os habitantes da vila Auxiliadora do Uruapiara com atividades como futebol feminino e masculino, forró no clube local e muita cerveja para a maioria. O resumo das leituras das noites da novena foi vivido tranquilamente nos dias da festa, pois na sua totalidade a festa foi um momento de encontro e presença.
 Pe. Kurian Joseph

0 comentários:

Postar um comentário