sábado, 7 de abril de 2012

RETIRO COM PROFESSORES


No dia 4 de abril, aconteceu no salão Dom José (Humaitá), o retiro para professores com o tema “Espiritualidade e Mística”. Iniciamos o retiro com uma apresentação teatral dos alunos da escola Oswaldo Cruz que deixou o seu recado a respeito da campanha da fraternidade 2012 – Fraternidade e saúde pública.
Após a apresentação, houve o agradecimento pela presença dos professores que atenderam o convite e se dispuseram a participar desse momento de reflexão e oração proposto pela pastoral da educação.
Dom Francisco Merkel falou da importância desse momento de “parada”, de respiro na caminhada cotidiana em busca do absoluto – razão dos nossos passos – Deus. Enfatizou à título de insistência, o tema da campanha da fraternidade que nos leva a uma ação social mais concreta junto aos enfermos.
Após a fala de Dom Francisco, houve a primeira exposição do dia com o irmão Marcelo com o tema “barulho, silêncio e escuta” que nos disse que o objetivo dessa reflexão era nos auxiliar no método de oração, principalmente na leitura orante da Palavra. Segundo ele, o silêncio é caminho de encontro consigo mesmo, com o outro e com Deus, por isso, difícil fazê-lo.
O segundo momento de oração foi proposto pelo seminarista Auristelo, chamando a atenção para a espiritualidade hodierna que é caracterizada pelo lado existencial humano. Tratando-se de uma espiritualidade encarnada, que visa o bem comum das pessoas. Destacando-se o aspecto da acolhida que reaproxima o “diferente” ao convívio comunitário, ou melhor, a comunidade “se inclina” diante da necessidade do “outro” para mostrar a solidariedade mediante às várias situações, reafirmando que o outro não se encontra só.
Já finalizando o encontro, num terceiro e último momento, a irmã Ivonete nos falou da mística, desse momento de “silêncio” que nos ajuda a experimentar Deus.

Auristelo Pereira Alves, seminarista 

0 comentários:

Postar um comentário