domingo, 1 de janeiro de 2012

PALAVRAS DE NOSSO PASTOR

Irmãos e Irmãs
Do Caminho:
  O movimento que se formou a partir e em torno de Jesus Cristo recebeu, logo depois de Pentecostes, o nome de O  CAMINHO. (Cf. At. 9, 2) A nota explicativa da Bíblia de Jerusalém reza: “O ‘Caminho’ designa a conduta do homem ou, como aqui, da comunidade dos fiéis... Jesus chamou a si mesmo de Caminho”. (Jo14, 6)

 Sim, na entrada deste novo ano é muito oportuno recordar que nosso caminho deve ser Cristo, sua palavra, seu exemplo, e a comunhão dos fiéis, ou seja, a Igreja. Não basta apenas se reunir e organizar tarefas; é preciso assumir Jesus Cristo como O Guia, O Mestre, O Senhor. E não corresponde à vontade deste Senhor cada querer viver a adesão e o seguimento sozinho. Juntos formamos o Corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros – segundo S. Paulo. Dirigindo-me a vocês que fazem parte desta Diocese chamo para “fixar o olhar em Jesus Cristo” e cultivar de maneira profunda a pertença à Igreja, ou seja, fazer parte desta Igreja, efetivamente. (Nada de: Sou católico não- praticante! Aí seria melhor dizer: Eu sou católico morto!) Que seja a marca em 2012!
 
Retomando as últimas palavras da reflexão nas vésperas do Ano Novo de 2011, deparo-me com esta frase: “Sem a atitude de quem semeia e planta gestos novos – 2012 será igual ao velho. Mais uma vez será uma chance perdida para crescermos e fazermos crescer.” É este o critério para avaliar o ano passado, é este o critério que deve nortear o ano 2012: Crescer e fazer crescer! – Levanta-se a pergunta: Crescer em quê? Fisicamente? (Só é interessante para crianças e jovens) Economicamente? Jesus alerta: “Tolo, ainda nesta noite, tua vida te será tirada. E para quem ficará o que acumulaste? Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não se torna rico diante de Deus.” (Lc 12, 20.21) Cultural e intelectualmente? S. Paulo nos adverte: “Destruirei a sabedoria dos sábios e confundirei a inteligência dos inteligentes.” (1 Cor 1,19) Socialmente? Mateus recorda o Sermão da Montanha: “Felizes os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus.” (5, 3) Que não haja dúvidas, Deus nos deu os dons e talentos para nós trabalharmos com eles. Mas o crescimento deve ser ‘espiritual’ e humano. “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro, se perder sua alma?” (Mc 8, 36) Queiramos crescer, humano e espiritualmente, neste novo ano!

Nosso crescimento, no entanto, está condicionado ao empenho de fazer outras pessoas crescerem. À medida que nós ajudarmos outras pessoas a crescerem humano e espiritualmente, cresceremos também nós. Amar e servir aos outros é o caminho para nós amadurecermos e chegarmos à maturidade de Cristo. Este é um princípio que vale sem exceção para todas as pessoas. (Graças a Deus até pessoas não – cristãs podem entender este princípio.) Ora, os pais encontram por aí seu caminho para a felicidade, isto é, cuidando com todo esmero da formação dos filhos. Os professores, os comerciantes, os profissionais e até os políticos coloquem como meta de sua vida: Crescer e fazer os outros crescerem – humano e espiritualmente. Eis, o Caminho para a realização pessoal e comunitária!

Infelizmente existe também o outro lado: Se eu não faço os outros crescerem pela minha vida e pelo meu trabalho, se – ao contrário - eu utilizo os outros para gozar da vida - eu acabo definhando desfigurado, repugnante e odiado.
“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça.” (Dt 30, 15) “Escolhe, pois a vida, para que vivas, tu e teus descendentes...” Irmãos e Irmãs, o Caminho está claro. Basta querer andá-lo para ser feliz e fazer feliz!


Abençoado 2012!

Dom Francisco Merkel

0 comentários:

Postar um comentário