domingo, 14 de agosto de 2011

Pelas Barrancas do Rio Madeira

Entre os dias 20 de junho a 10 de agosto a Equipe da Área Missionária do Beiradão composta pelas Irmãs Angélica Toneta, Iandra Jackline Conrado e Patricia Souza e os barqueiros Salvador e Sebastião estiveram visitando 61 comunidades localizadas na beira do Rio Madeira.
Nessa oportunidade foi refletido “A missão do batizado”, a partir do texto “Eis –me aqui para fazer a tua vontade” (Sl40,8), Missão, eleição e escolha  de Frei Carlos Mesters, OCARM. Refletindo que são inúmeras e variadas as missões que aparecem ao longo da história do povo da Bíblia e que contribuem para a realização do Projeto de Deus. Trata-se de missões especificas conseqüentes da nossa história.
O recurso maior e o mais importante de todos é a certeza que Deus dá ao chamado ou escolhido: “Eu estou com você!” Esta certeza é dada a Abraão, quando Deus diz: “Caminhe na presença”(Gn 17,1). É dada a Moisés, quando Deus diz: “Estarei com você”(Ex. 3,12). É dada aos profetas e a tantos outros (Jr 1,8). A mesma certeza foi dada a Maria: “O Senhor está com você!” (Lc 1,28)
Hoje como ontem, os problemas que dificultam a realização da missão são muitos. São de três níveis, misturados entre si: 1) Os que vem de dentro da própria pessoa: Medo (Moisés), duvida (Maria), não saber (Jeremias), sentimento de incapacidade (Moisés), perda da fala e susto (Ezequiel), cansaço (Comunidade de Éfeso); 2) Os que vêm da Comunidade: Murmurações, descontentamento, resistência (povo no deserto), calunias, contestações(Jesus), grupos e tendências diversas (Paulo),conflito de lideranças (Pulo e Timóteo) cansaço da caminhada, descrença, desanimo (Ap 2-3); 3) Os que vêm da situação, dentro da qual a pessoa e  comunidade está inserida e que é maior que ambas: situação de opressão mantida pelo sistema dos reis (Profetas), situação de fraqueza total e de cativeiro (Servo de Javé), situação de exploração criada pelo império romano (Atos), cultura totalmente diferente (Paulo em Atenas). Refletindo também o texto de II Cor,12,7-10, onde Paulo revela a comunidade suas fraquezas e a certeza “Para você basta a minha graça, pois é na fraqueza que a força manifesta todo o seu poder”
Cada um, cada uma, realiza a sua missão de acordo com a situação em que vive e de acordo com as possibilidades e recursos pessoais. Em cada um transparece igualmente o jeito pessoal e o caráter que marcam a sua maneira de realizar a missão...
Fomos muito bem acolhidas pelas lideranças das comunidades que com alegria aguardavam a chegada da equipe. Participando da celebração da Palavra e partilhando a vida com suas alegrias/conquistas e também com suas dificuldades/sofrimentos.
Ir. Patrícia

0 comentários:

Postar um comentário