quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MENSAGEN DE DOM FRANCISCO

Irmãos e Irmãs de caminhada:
Para nossa Diocese, o mês de dezembro tem dois epicentros: A festa da Imaculada (8) e o Natal de N. Sr. Jesus Cristo (25). E no meio destes dois centros de vida eclesial e social – cultural, temos ainda as muitas formaturas e o encerramento do ano. Portanto, um mês que não dá muita folga – nem para a carteira, nem para saídas. Quem mais sofre, são as donas de casa, os homens de baixo salário e as crianças dos que tem dificuldade de garantir a alimentação para a família.

    Indústria e comércio ficam felizes, pois o mês de dezembro costuma recuperar os meses de fraco empenho. Salta o lucro, renova-se o estoque, aumenta o crédito e – confirmam-se novos débitos. Religião e festejos devem tranqüilizar as consciências e assegurar a todos que já somos salvos independente daquilo que fazemos ou deixamos de fazer. O sermão do Padre é bom se este tem uma boa gramática, algumas palavras que soam eruditas, algumas frases que dizem aos outros fieis e infiéis por onde andar na vida e para nós uma mensagem que estamos certíssimos naquilo que fazemos.

            A meu ver (outros podem ver diferentemente), todas as festas cristãs pedem uma sincera conversão. Expresso - me, mais claramente: O centro de uma festa cristã sempre é a ação de Deus em nosso favor e sua manifestação extra-ordinária em pessoas e na própria Igreja. Podemos também simplificar e dizer: O centro da festa cristã é a pessoa de Jesus Cristo e a ação do seu espírito nos santos. Olhar para este centro é o princípio da conversão. Centralizar a Deus, dar a Ele a prioridade que lhe cabe. E a partir deste centro reorganizar toda a vida. Sem dúvida, todas as nossas realidades tem seu lugar e seu valor, merecem nossa atenção e nossa dedicação. Mas não podem ocupar o centro, ou seja, o primeiro lugar. (O primeiro mandamento não deixa dúvidas.)

            A festa da Imaculada, por exemplo, chama nossa atenção não para aquilo que Maria fez, mas para aquilo que Deus fez em e com Maria – a nosso favor.  Assim reza a oração deste dia: Ó Deus que preparastes uma digna habitação para o vosso filho pela Imaculada Conceição da Virgem Maria, preservando-a de todo pecado...,concedei-nos chegar até vós purificados também de toda culpa por sua materna intercessão.

            Volto a dizer: Nossos festejos devem ter um claro perfil: 1) Centralizar as verdades de nossa fé cristã, 2) apelar para renovar o compromisso com aquele que é a razão de nossa alegria e de nossa esperança, 3) valorizar aqueles bens culturais que mostram a nobreza de nosso povo e 4) confraternizar, sinceramente, todos os fiéis. Descuidar do núcleo espiritual e pensar mais numa ‘farra de verniz religiosa’ é ridículo e perda de tempo. Mostra sua ignorância quem acha que é preciso beber bebida alcoólica para poder sorrir, ouvir música indecente e provocar outros por palavras ou por dinheiro. Que nossas festas e nossos festejos tenham um clima muito familiar, de muito respeito e de uma criatividade cultural que deixa os nossos visitantes surpresos! Não precisamos nos preocupar com a maneira como conseguir ‘lucro financeiro’  com as festas, pois o Senhor garantiu: “Procurai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça – e tudo o mais vos será acrescentado!”(Mt 6, 33)

            Feliz Festa de N. Sra. Imaculada e depois um abençoado Natal do Senhor!

                                                                                              + Francisco Merkel

0 comentários:

Postar um comentário