segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MENSAGEM DE DOM FRANCISCO MERKEL

Irmãos e Irmãs de caminhada:
                                                Confiança e Coragem!

      Terminou o Mês das Missões, que com o sugestivo lema: Missão e Partilha movimentou muitos fiéis. Quantas visitas domiciliares, conversas amigas, depoimentos de fé, orações fervorosas, bênçãos...! Pessoas simples falando a pessoas simples. Pessoas de muita fé partilhando sua experiência religiosa com pessoas - talvez - até descrentes de tudo. Partilhando alimentos, roupa... Certamente foi um mutirão abençoado. Muito gostaríamos de ver que esta campanha missionária (que deve se repetir todos os anos no mês de outubro) transformasse a vida das pessoas, das famílias e da própria sociedade!

    Será que os pais se voltem aos filhos e os filhos aos pais? Será que os alunos levarão seus estudos mais a sério e os professores (, que no dia 15 de 10 celebraram seu dia) se encantem novamente com sua missão de formar gente? Será que o namoro dos nossos jovens se torna uma coisa mais respeitosa? Será que os trabalhadores e profissionais farão do seu trabalho um serviço aprimorado para os outros e a própria sociedade? Será que os políticos deixarão todo tipo de corrupção atrás para se dedicar de corpo e alma à administração deste país?

    A Missão (Evangelização) pode e deve ser avaliada pelos seus frutos. O primeiro fruto, certamente, é a descoberta de que Deus ama cada um, de forma intensa, incondicional, pessoal. Ligado a este fruto aparece o outro: Jesus Cristo é O Caminho, a Verdade e a Vida. Em seguida vêm as mudanças na vida da pessoa e da família. Vai se juntar algo que parece oposto: Seriedade em tudo que se fizer e alegria em viver e servir. Seriedade é honestidade, competência, compromisso nas coisas profissionais, pessoais e sociais. Tenho dificuldade de acreditar que pessoas relaxadas, preguiçosas, descuidosas, descompromissadas possam ser consideradas ‘evangelizadas’.

     O Evangelho, uma vez acolhido pela pessoa e pela própria sociedade - atua como fermento na pessoa e torna sua vida diferente, ‘saborosa’. S. Paulo aborda esta transformação em sua carta aos Efésios (5, 8. 14) assim: “Pois se no passado fostes trevas, agora pelo Senhor sois luz: comportai-vos como filhos da luz... Desperta, tu que dormes, levanta-te da morte, e Cristo te iluminará!”

     No dia 21 deste mês celebraremos o Dia do Leigo. Eis aí a missão do leigo: Levar esta luz para dentro de todas as realidades humanas. Não tanto por palavras, mas pelas práticas. É uma missão-quase-impossível, uma vez que as trevas em alguns ambientes são espessas. Mas vela se juntando a vela, as trevas se iluminarão. Com outras palavras: É preciso se conectar, unir, formar redes. O leigo é forte à medida que se junta a outros leigos, observando, refletindo, orando, lutando, celebrando.

            Centro e fonte do laicato é o Cristo, que nos afirma, categoricamente: Sem mim nada podeis fazer! (João 15, 5b) Isto significa que só um cristão convicto pode fazer uma boa política ou atuar bem no campo da cultura etc.? Certamente não, desde que ele se cerca de pessoas que valorizam e concretizam os valores cristãos - humanos. Onde, porém, os discípulos missionários de Cristo não têm vez nem voz, a sociedade aos poucos apodrecerá.

            Obrigado aos nossos homens e mulheres que formam o povo de Deus e que aceitam ser instrumentos nas mãos de Deus à luz do Evangelho de Cristo.  Que nossos leigos não cessem de se empenhar com todas as suas forças na formação de uma sociedade em que as pessoas possam viver sua dignidade de irmãos e irmãs da única família de Deus.

0 comentários:

Postar um comentário